MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALZIRA FRANCFORT


Alzira Helena de Freitas Francfort nasceu em 10 de dezembro de 1939. Filha do jornalista Julio Francfort e Adelia de Freitas. Seu contato com a televisão se deu a partir de 1953, como “televizinha”. Mais tarde passou a acompanhar seu único irmão, Luiz Francfort, câmera da TV Tupi de São Paulo. Enquanto ele trabalhava, ela assistia no auditório a programas como “Clube do Papai Noel”. Apesar de gostar de TV, Alzira continuou estudando e trabalhando na loja Casa da Raposa, de seu avô.
Em 1960, Luiz conseguiu um estágio na sede curitibana da Macife, empresa de materiais de construção. E junto com ele foi Alzira. Lá, foram convidados pelo empresário Nagib Chede a montar a primeira emissora do Paraná: a TV Paranaense, canal 12. Com a equipe local, vinda da Rádio Paranaense, começaram a montar os programas. Ainda na fase experimental da emissora, Alzira tornou-se a primeira autora e produtora de pequenos teleteatros e musicais no Paraná. “Me inspirava nas produções do Cassiano Gabus Mendes, na Tupi. Tínhamos que criar algo também de qualidade, antes que a TV Paraná inaugurasse” (a concorrente era dos Diários Associados, como a Tupi). Orgulha-se dessa época de ter trabalhado com profissionais como Renato Mazanêck, que com seu jeito genial se transformou em um dos maiores nomes da televisão no Paraná, e o técnico Olavo Bastos Freire, que realizou o primeiro teste experimental de TV do país, em 1948. Com relação à “Seu Olavo”, ela se sente privilegiada de ter visto a primeira câmera da América do Sul, criada pelo inventor na década de 1940; acompanhado a criação do único controle-remoto de transmissor; e ter visto os testes de seu “sintetizador de som” (o princípio dos teclados musicais). É uma entusiasta com eletrônica e novas tecnologias. Hoje (2007) mexe com computador, Internet e continua fazendo cursos.
Casou-se em 1965 com o dentista Antonio Ankerkrone. Ficou sendo Alzira Helena Francfort Ankerkrone. Daí para frente, passou a tomar conta da casa e dos filhos. O casal teve três: Arthur, Julio e Elmo, respectivamente, que acabaram se tornando profissionais de TV. Alzira, com os dois mais velhos e Luiz, criaram em 1991 a CNC Brasil, empresa voltada à comunicação. Montaram eventos, implantaram a assessoria na recém-criada Rede Mulher e co-administraram a TV Litoral, primeira emissora da Baixada Santista. Em 2006, ela criou sua nova empresa: a Francfort Comunicação, voltada à comunicação e novas mídias, como a Internet. Alzira já trabalhou, em diversos ramos, mas seu fascínio pela televisão continua: “Quando esse vírus, o tal do ‘bichinho da televisão’ entra em nossas veias, nunca mais sai”.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação