MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALFREDO MARSILLAC


Alfredo Marsillac nasceu no Rio de Janeiro, em 16 de julho de 1935. Trabalhou na TV Globo desde sua inauguração, atuando em diversas áreas, como Jornalismo, Entretenimento, Edição e Direção.

Sua vida e sua carreira:

Alfredo Marsillac formou-se em Comunicação Social na Faculdade Hélio Alonso, onde também foi professor.

Ele iniciou sua carreira na Rádio Mauá, do Rio de Janeiro. Depois transferiu-se para a TV Rio,onde foi ser comediante. Fazia o programa: “ O Gordo e o Magro” ( ele era o Magro, e Ricardo Lucena, o Gordo).Depois passou para a TV Excelsior, como diretor de programas e de comerciais. Foi em seguida para a TV Continental e para a TV Tupi, isto é, esteve em todas as emissoras pioneiras.

Em 1964, um pouco antes da inauguração da TV Globo,que foi em 1965,Marsillac prestou concurso que se abriu na Globo, para selecionar os profissionais. E passou. Foi ser diretor de imagem.Testemunhou as primeiras montagens e o primeiro programa, que foi: “ Rua da Matriz”. Sua primeira participação, foi no programa: “ Romance da Tarde”, que era apresentado por Norma Blum.

Em 1966, Alfredo participou, como humorista, do programa: “ TVO-TV!”, fazendo paródias, sobre a televisão. Era o mesmo esquema, que foi depois aprimorado em programas, como: “ Satiricon”, “ Planeta dos Homens”, “Casseta e Planeta”, etc. Alfredo chegou a substituir Augusto César Vanucci no comando da gravação deda alguns programas.

Alfredo Marsillac também participou da produção de telejornais.

Diz ele: “ A edição era feita basicamente no corte e na gilete, pois não havia o sistema moderno. Era uma trabalhão”. Ele esteve na equipe responsável pelo primeiro telejornal, o “ Tele Globo”. Depois, em 1966,o “ Ultranotícias”, o “Jornal de Vanguarda” e o “ Jornal da Verdade”. Em 1972, o “ Jornal Internacional”. Em 1975: “ O Amanhã”. E também os programas: “ Ibrahim Sued Repórter” e “Amaral Netto, o Repórter”.

Ele fez os testes de vídeo para alguns apresentadores, como: Sérgio Chapelin, Carlos Campbell, Ronaldo Rosas e Antônio Carlos Bianchini.

Atuou também na área de esportes. Editou: “ Na Zona do Agrião”, em 1966. Na área de entretenimento:” Quem É Quem?”, e “ O Jogo da Velha”.

Participou da primeira edição do “ Jornal Nacional”, em 1º de setembro de 1969, ao lado de Alice Maria e Armando Nogueira.

Gravou a primeira matéria em videoteipe, para o JN. Acompanhou a implantação do sistema de satélites,que permitiu aos jornais receberem matérias do país e do mundo todo.

Em 1972, com a implantação do sistema PAL-M no Brasil, oficialmente ocorreu a primeira transmissão a cores, via Embratel.

Em 1970, Alfredo Marsillac já era supervisor dos telejornais da Globo.

Em 1981, mudou-se para a TV Aratu, na Bahia, como superintendente. Voltou ao Rio,. para o cargo de gerente de produção comercial, do Sistema Globo de Tecnologia Educacional- Globo Tec.

Em 1989, voltou á Globo, como Assistente do Diretor Geral: Augusto César Vanucci. Depois, em 1990, transferiu-se com ele para a TV Manchete..

Teve uma passagem pela TV Bandeirantes de Salvador. E em seguida dedicou-se a produzir documentários para instituições, como a Petrobrás e a Fundação de Apoio à Escolas Básicas.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação