MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ALCEU MAYNARD


Alceu Maynard Araújo nasceu na cidade do interior paulista: Piracicaba, em 21 de dezembro de 1913. E faleceu em 1974. Era escritor, estudioso de folcrore, dedicando-se inteiramente á causa do “ caipira brasileiro”. Profundamente estudioso, foi um orgulho e um exemplo para todos os seus coetâneos.

Sua vida:

Bem pequeno, mudou-se para a cidade de Botucatu, com sua família. Ele dizia ser um “orgulhoso piracicabano –botucatuense”. Foi em Botucatu que fez seus primeiros estudos.Graduou-se como professor , pela “Escola Normal Oficial do Estado”Começou a dar aulas, na cidade de Pirambóia.

Mudou-se para a capital paulista, e como era protestante presbiteriano, queria se tornar missionário e viver entre as tribos indígenas, mas acabou por mudar de idéia e o que fez foi continuar os estudos, de forma intensa e continuada. Fez a “ Escola de Sociologia e Política de São Paulo”. E daí começou a se dedicar inteiramente ao estudo dos hábitos e vida dos caipiras. Estudava as comunidades rurais. Mais tarde ingressou na Faculdade de Direito da USP , onde formou-se também.

Ao lado de Mário de Andrade e Nicanor Miranda criou o “ Clube dos Menores Operários”, ligado ao Departamento Municipal de Cultura, que dava assistência não paternalista aos filhos de operários.

Por seus intensos estudos, Alceu Maynard tornou-se um dos maiores especialistas em folcrore no Brasil. E foi assim que se aproximou da Televisão Tupi, a primeira emissora do Brasil e que tinha como escopo, não só divertir, mas ensinar. E o professor Alceu estava ali constantemente, dando com fé e amor seu aprendizado, seu conhecimento, para que os programas atingissem seu grande objetivo.

Além de escrever inúmeros livros, Alceu fotografava, filmava, trazia imagens que eram reproduzidas nos programas da emissora.

Ele fez ainda curso de “ Sociologia e Política”. Foi professor da “Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de São Paulo” e da “ Universidade Presbiteriana Mackenzie.” Em 1964, foi eleito para a Academia Paulista de Letras.

Livros que escreveu:

Foram inúmeros. Citemos: Em 1930: “Chuvisco de Prata”. Em 1942: “Caminhos Apenas” e “ Seis Lendas Amazônicas”. Em 1943: “ Clubes dos Menores Operários”. Em 1946: “ Acampamento Ajuricaba”, Em 1948:”Cururu”. Em 1948: “ Danças e Ritos Populares”. Em 1949:” Folias de Reis em Cunha”. Em 1952: “Documentário Folclórico Paulista”, Em 1954: “ Instrumentos Musicais e “ Implementos”, Em 1955: “ Canta Brasil”, Em 1957: “ Ciclo Agrícola”,, “ Calendário Religioso” , “ Magias Ligadas às Plantações”, e “ Cem Melodias Folclóricas”. Em 1958: “ Poranduba Paulista” “ Alguns Ritos Mágicos”e “ Folclore do Mar”.Em 1959:” A Congada Nasceu em Roncesvales” e “ História Administrativas de São Paulo”.Em 1961: “ Medicina Rústica”, “Populações Ribeirinhas do Rio São Francisco”, “ Achegas à Galeria dos Presidentes de São Paulo. Em 1962: “ Brasil, Paisagens e Costumes”, “Escorço do Folclore de Uma Comunidade”, “ Verbetes Sobre Folclores do Novo Dicionário Brasileiro Melhoramentos”. Em 1964:” Folclore Nacional”, “Discurso de Posse da Academia Paulista de Letras”. Em 1972:” Pentateuco Nordestino”,” Histórias, Costumes e Lendas”. Em 1973:” Cultura Popular Brasileira”, “ Áreas Culturais-Estudos de Problemas Brasileiros”

Prêmios e Condecorações:

O número de prêmios e condecorações desse homem, que foi referência na cultura brasileira, é inacreditavelmente grande, pois ele os mereceu todos.

Nós, porém, de televisão de São Paulo, que foi a primeira no Brasil e tinha como escopo não só divertir, mas sobretudo educar, aqui queremos registrar nossa gratidão a Alceu Maynard Araújo, que muitas e muitas vezes nos ajudou a fazer um programa melhor, nos emprestando gentilmente não só suas obras, mas sua presença, e seu imenso conhecimento sobre todos os problemas do Brasil.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação