MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


ABÍLIO PEREIRA DE ALMEIDA


Abílio Pereira de Almeida nasceu na capital pulista em 26 de fevereiro de 1906.

Foi ator, produtor, autor e diretor teatral. Também foi um dos fundadores do TBC – Teatro Brasileiro de Coméda e deixou o seu nome marcado com brilhantismo na área teatral do País.

Formou-se em Direito pela USP – Universidade de São Paulo, mas preferiu as artes cênicas e como ator começou com Alfredo Mesquita, famoso diretor na época, fazendo montagens beneficentes. E juntos fundaram o Grupo de Teatro Experimental – GTE.

No Cinema, apareceu como ator em 1950, fazendo o filme “Caiçara”. Em 1951, entrou em “Ângela”, outro filme produzido na Companhia Cinematográfica Vera Cruz. Depois vieram “Terra è Sempre Terra”; “Tico-Tico no Fubá”; “Apassionata”; “Sinhá Moça” e “Candinho”.

Como diretor de cinema realizou “Ângela”; “Sai da Frente”, “Nadando em Dinheiro” e “Candinho”, todos os tres estrelados pelo comediante Mazzaropi; e no filme “Terra é Sempre Terra”, ele adaptou para o cinema a peça de sua autoria de nome “Paiol Grande”.

Também produziu vários filmes nos anos 1950, entre eles, “Moral em Concordata”, “O Sobrado” e “Estranho Encontro”.

Como autor teatral, Abílio Pereira de Almeida escreveu as peças: “Pif-Paf”, “Paiol Velho”, “Santa Marta Fabril”, “Rua São Luis, 27”, “O Clube da Fossa”, ”Dona Violante Miranda”, “O Comício”, “Círculo de Champagne” e “Licor de Maracujá”.

Ele se suicidou na capital paulista em 11 de maio de 1977. Estava com 71 anos de idade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação