No dia 30 de maio de 1931 nascia em Birigui, São Paulo, a atriz Carmem Jóia. Muito bonita e fotogênica ela foi miss, modelo, garota propaganda, cantora e atriz. Sua presença mais marcante na tv foi na novela “O Cara Suja” exibida na Tupi na faixa das 20h00 entre 1º de abril a 13 de julho de 1965. A história foi escrita por Wálter George Durst, a partir de um original argentino de Roberto Valenti. E a direção foi de Geraldo Vietri.
A trama fez enorme sucesso. Durst e Vietri deram um sabor especial à produção, com lances dignos do neorrealismo do cinema italiano. No original o personagem central, um rude imigrante, era espanhol. Durst mudou para um italiano, que para ele era mais próximo. Sergio Cardoso era o “Ciccilo”, o calabrês carcamano que fica rico e desperta a atenção da esnobe “Yara”, a “Biondina”, personagem de Rita Cleós. A união da ricaça com o novo milionário, graças a um prêmio da loteria, seria a salvação da decadente família da moça. Mas surge “Marilia”, a personagem de Carmem Jóia. No final o publico tinha uma grande expectativa: com quem ficará “Ciccilo”?.
O sucesso da novela levou uma importante agência de viagens a incluir a Calábria nos seus roteiros italianos.
Uma canção italiana incluída na trilha se tornou um hit do ano. As rádios do Brasil tocaram a exaustão “Se Piagi, se Ride” com Bobby Solo.
Por essa novela Sérgio Cardoso foi premiado com o Troféu Imprensa de melhor ator de 1965.
Surfando no sucesso, Sergio Cardoso gravou um “compacto simples” com as faixas “Se Piangi, se Ridi” e “Biondina”, composta por Uccio Gaeta.
Saiba mais sobre Carmem Jóia aqui:
https://www.museudatv.com.br/biografia/carmem-joia/
Aqui tem Bobby Solo cantando o tema:
https://www.youtube.com/watch?v=cPO3Qz2lf3M
E veja quem mais aniversaria neste dia 30 de maio:
https://www.museudatv.com.br/biografias/aniversariantes/?data=30%2F05
#OCaraSuja #SergioCardoso #RitaCleos #CarmemJoia #SePiangiSeRide #BobbySolo #TVTupi #MuseuDaTV
M.A.Z./ 20-05-2022