Programação infantil não foi um dos pontos fortes da TV Excelsior, o canal 9 de São Paulo, mas foi nessa emissora que o diretor Wilton Franco (1930-2012) criou, em 1965, o programa “Essa Gente Inocente”, uma inovação em termos de televisão, até então, onde as crianças eram as donas absolutas do que ia ao ar.
O foco do programa era mostrar crianças talentosas que dançavam, cantavam, sapateavam ou se apresentavam em números circenses. A apresentação dos programas, no primeiro ano na TV Excelsior, foi de Rogério Césio, mas ele era apenas um mestre de cerimônias, porque quem conduzia verdadeiramente a atração eram as crianças convidadas.
Foi nesse programa que se destacaram a hoje premiada atriz Elizangela, o cantor Antonio Pádua e Ferrugem, entre outros que não seguiram a carreira artística, mas que faziam um grande sucesso junto ao público.
As crianças chegavam a participar de esquetes de humor preparados por Wilton Franco e mostravam ter muito talento. O horário, todos os domingos às 16h, garantia uma audiência alta e colocava toda a família de frente para os televisores, torcendo pela performace de todas as crianças.
Ainda na Excelsior, o programa chegou a ser apresentado por Renato Aragão e por Dedé Santana. Com o triste fim do canal 9, o programa foi em 1970 para a TV Record, também sob a direção de Wilton Franco, e por lá ficou até 1977. No Canal 7, “Essa Gente Inocente” foi durante muito tempo apresentado pelo comediante Lúcio Mauro.
O sucesso do programa o levou a representar o Brasil no Festival de TV de Monte Carlo, onde ganhou, em 1973, o prêmio de melhor programa infanto-juvenil do ano.