Visite a exposição “Rádio: Emoção no Ar”

Solar Fábio Prado recebe em junho a exposição sobre o Rádio no Brasil

chevron-right chevron-left

“Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu” permitirá ao público viajar pela história do rádio em ambientes de interação e imersão sonora

Para inaugurar um novo ciclo na história do Solar Fábio Prado, casarão tradicional localizado na avenida Brigadeiro Faria Lima, a Fundação Padre Anchieta, gestora do espaço, inaugura no dia 20 de junho, a partir das 19h, uma exposição sobre a história e o avanço tecnológico do rádio no Brasil.

A mostra “Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu” reúne áudios históricos, músicas e vídeos que marcaram gerações e ajudam a contar o centenário de um dos mais importantes meios de comunicação do País.

A exposição é assinada pela Caselúdico, responsável por mostras icônicas que já atraíram milhões de visitantes nos últimos anos. A curadoria é de Elmo Francfort, professor universitário, diretor do MBRTV – Museu Brasileiro de Rádio e Televisão e coordenador do Centro de Memória da ABERT – Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão. A realização é do Solar Fábio Prado/Fundação Padre Anchieta, com apoio da Rádio Cultura FM, Rádio Cultura Brasil, Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, ABERT (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo).

As primeiras transmissões de rádio inauguraram uma nova era na comunicação e na cultura no Brasil. Seu impacto na vida doméstica e no cotidiano das famílias brasileiras será um dos aspectos abordados na exposição. Foi por meio das emissoras de Rádio que surgiram os primeiros programas de música popular brasileira, que ajudaram a difundir e consolidar gêneros como o samba, o forró, o baião, entre outros. Foram também nas Rádios que surgiram as primeiras transmissões esportivas, os programas humorísticos, os dramas e as radionovelas que cativaram o público no século 20.

Para contar toda essa história, serão utilizados recursos tecnológicos, como QR Codes, cenografia atraente e uma profusão de ambientes instagramáveis, tudo para encantar visitantes de todas as gerações.

“A Fundação Padre Anchieta sente-se honrada em realizar esta exposição. Vamos apresentar como o rádio se tornou um dos principais meios de comunicação no país, levando notícias, música, entretenimento e cultura para milhões de brasileiros. Além disso, a Rádio Cultura participará ativamente do aprofundamento dos conteúdos da exposição”, anuncia o presidente da Fundação Padre Anchieta, José Roberto Maluf.

O rádio tem sido uma voz poderosa em nossa sociedade, conectando pessoas, transmitindo notícias, compartilhando histórias e moldando opiniões. Com esta exposição, busca-se preservar a memória do rádio no Brasil e, ao mesmo tempo, reconhecer sua importância contínua para o futuro. O Solar Fábio Prado pretende inspirar o público a explorar o potencial do rádio como um meio dinâmico e vibrante que continuará a cativar e informar as gerações vindouras.

“A mostra fala sobre emoção. Essência do rádio, independentemente de gênero e época. Emoção que segue, se renova e expande. Emoção é um sinônimo de rádio. O intuito é mostrar que o rádio não somente permanece como fonte de informação, entretenimento e cultura, mas como linguagem em constante reinvenção e adaptação, inspirando novas formas de comunicação sonora”, afirma o curador Elmo Francfort.

SALAS EXPOSITIVAS

A exposição ocupará o hall de entrada, três salas e os corredores intermediários do andar térreo do Solar Fábio Prado.

O hall de entrada abordará a história do Rádio por meio de uma linha cronológica. Um dos destaques é o centenário do rádio paulista, a ser comemorado em novembro deste ano. A segunda sala da exposição integra conceitos como a importância do rádio, os fins para os quais o mesmo tem sido utilizado ao longo dos tempos no Brasil e no mundo e também o futuro desse meio de comunicação. Presentes nessa sala estão o jornalismo e o esporte, e toda emoção intrínseca à narração de episódios que mudaram a história da sociedade.

Já no espaço central da mostra, há uma homenagem à arquitetura dos principais edifícios que abrigam várias rádios do país. Emissoras históricas que ajudaram a modelar o horizonte das cidades brasileiras e que até hoje são referência. Ainda nesta sala central encontram-se nichos instagramáveis que unem ambientes e objetos reais. Há monitores com momentos inesquecíveis que ajudam a contar a história do rádio de uma forma lúdica e divertida.

O último espaço da exposição apresenta áudios regionais dos 26 estados da Federação mais Distrito Federal, produzidos com o apoio de todas as entidades estaduais de radiodifusão em 2022. Os corredores intermediários contarão com jingles e reclames clássicos, conteúdos que fazem parte do imaginário coletivo brasileiro e permitirão ao visitante uma nostálgica imersão nesse importante capítulo da história do rádio, a publicidade.

SERVIÇO:

Exposição – “Rádio: emoção no ar – imagens de uma história que você ouviu”
Abertura para convidados: 20 de junho, às 19h
Abertura para o público geral: 21 de junho, às 10h
Local: Solar Fábio Prado – Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano – São Paulo, SP.

VISITAÇÃO:

Solar Fábio Prado
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705 – Jardim Paulistano. São Paulo, SP.
De terça a domingo, das 10h às 18h
De 21 de junho a 20 de agosto
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Sexta-feira, entrada gratuita