MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Uma revista eletrônica na hora do almoço



O telejornal “Hoje”, da TV Globo, surgiu como uma revista eletrônica que falava de culinária, arte, moda, comportamento e defesa do consumidor, e seu público alvo, inicialmente, eram as mulheres que estavam em casa.

O “Hoje” estreou em 26 de abril de 1971, no horário das 13 horas, tinha a duração de 30 minutos, e era apresentado por Léo Batista e Luis Jatobá. Inicialmente a sua veiculação se restringia ao Rio de Janeiro, enquanto em São Paulo, no mesmo horário, eram exibidos os seriados “National Kid” ou “O Vigilante Rodoviário”. A cidade de São Paulo só passaria a acompanhar essa revista eletrônica a partir de 1974.

Além de Léo Batista e Luiz Jatobá, formavam o primeiro time do telejornal “Hoje” os jornalistas Humberto Filho, Sonia Maria, Nelson Motta, que apresentava as novidades na área musical, e Lígia Maria. A direção era de Humberto Filho e de Silvio Júlio.

A partir de 1974, quando além de São Paulo, também as praças de Belo Horizonte e Brasília passaram a receber a revista eletrônica, uma edição especial de sábado entrou na programação e passou a apresentar matérias e entrevistas especiais que se tornaram uma marca registrada do telejornal nos anos 80 e 90.

Em São Paulo, o “Hoje” era apresentado, nos primeiros anos, por Sérgio Roberto, Marília Gabriela, Ciro José e Theresa Corbett. Aos sábados, nas entrevistas especiais, o comando era de Marília Gabriela, e foi a partir de 1980 que o telejornal apresentou mudanças no seu foco e passou a se chamar “Jornal Hoje”.

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação