Museu da TV, Rádio & Cinema

Uma novela totalmente gravada antes da estreia



Em 1989 a Globo quebrou um paradigma e colocou no ar uma novela inteiramente gravada. A obra “Pacto de Sangue” foi exibida de 8 de maio a 22 de setembro de 1989, em 119 capítulos. Foi uma atração da faixa das seis, escrita por Regina Braga (autora, homônima da atriz), com a colaboração de Sérgio Marques e direção de Herval Rossano.

A trama se passa em 1870: um abolicionista ferido pede ao pai, um juiz, que adote um negro como seu filho. Queiroz Antunes (Carlos Vereza) cumpre a promessa e adota legalmente o escravo Bento (Armando Paiva). O jovem tem acesso à educação e começa a sonhar com a chance de ser o primeiro juiz negro do Brasil. Queiroz passa a ser opor cada dia mais à escravidão. E isso cresce quando ele se apaixona por uma professora abolicionista, Aymée (Carla Camurati). Quem se opõe a tudo é Violante (Esther Góes), irmã da falecida mulher de Queiroz, que sempre foi apaixonada pelo cunhado.

Foi uma experiência difícil para os autores e realizadores. Nos primórdios da novela diária, em 1964, a Tupi tinha descoberto que era possível ir adaptando a novela ao sabor da repercussão junto ao público, ao incluir uma personagem mais vibrante para esquentar a trama, que não estava prevista na sinopse original. E isso virou regra nas novelas. Ao decidir pela gravação integral os autores ficaram sem as pesquisas de opinião, para ajustes na história.

Mas o cast e a produção garantiram uma performance satisfatória. Nessa produção Sandra Annemberg (foto) fez sua primeira novela. Ela esteve depois em “Cortina de Vidro” no SBT, nas minisséries “Chapadão do Bugre” na Band e “AEIO Urca” na Globo e na série “Tarcísio & Glória” também na Globo, antes de tornar-se apresentadora.

No elenco estiveram:

Alfredo Murphy

André Valli

Ângela Corrêa

Armando Paiva

Carla Camurati

Carlos Vereza

Castro Gonzaga

Chico Tenreiro

Cláudia Cepeda

Cláudio Costa

Cristina Aché

Edwin Luisi

Edyr de Castro

Esther Góes

Fábio Junqueira

Haroldo de Oliveira

Iléa Ferraz

Izabella Bicalho

Jacyra Sampaio

Jayme Periard

Jonas Mello

Julciléa Telles

Léa Garcia

Luiz Guilherme

Marcelo Serrado

Marcus Vinícius

Maria Isabel de Lizandra

Oswaldo Louzada

Othon Bastos

Raul Gazolla

Raymundo de Souza

Ricardo Blat

Ricardo Petraglia

Rubens de Falco

Ruth de Souza

Sandra Annenberg

Sandra Bréa

Sarita Rodrigues

Yara Côrtes

Zezé Motta

A exibição de “Pacto de Sangue” fez parte das homenagens da Globo ao centenário da Abolição e à Proclamação da República.

 

 

M.A.Z./ 28-07-2021

 

Marcos A. Zago

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Grupo Observatório
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
 

Siga-nos nas Redes Sociais