Em 1989 a Globo quebrou um paradigma e colocou no ar uma novela inteiramente gravada. A obra “Pacto de Sangue” foi exibida de 8 de maio a 22 de setembro de 1989, em 119 capítulos. Foi uma atração da faixa das seis, escrita por Regina Braga (autora, homônima da atriz), com a colaboração de Sérgio Marques e direção de Herval Rossano.
A trama se passa em 1870: um abolicionista ferido pede ao pai, um juiz, que adote um negro como seu filho. Queiroz Antunes (Carlos Vereza) cumpre a promessa e adota legalmente o escravo Bento (Armando Paiva). O jovem tem acesso à educação e começa a sonhar com a chance de ser o primeiro juiz negro do Brasil. Queiroz passa a ser opor cada dia mais à escravidão. E isso cresce quando ele se apaixona por uma professora abolicionista, Aymée (Carla Camurati). Quem se opõe a tudo é Violante (Esther Góes), irmã da falecida mulher de Queiroz, que sempre foi apaixonada pelo cunhado.
Foi uma experiência difícil para os autores e realizadores. Nos primórdios da novela diária, em 1964, a Tupi tinha descoberto que era possível ir adaptando a novela ao sabor da repercussão junto ao público, ao incluir uma personagem mais vibrante para esquentar a trama, que não estava prevista na sinopse original. E isso virou regra nas novelas. Ao decidir pela gravação integral os autores ficaram sem as pesquisas de opinião, para ajustes na história.
Mas o cast e a produção garantiram uma performance satisfatória. Nessa produção Sandra Annemberg (foto) fez sua primeira novela. Ela esteve depois em “Cortina de Vidro” no SBT, nas minisséries “Chapadão do Bugre” na Band e “AEIO Urca” na Globo e na série “Tarcísio & Glória” também na Globo, antes de tornar-se apresentadora.
No elenco estiveram:
Alfredo Murphy
André Valli
Ângela Corrêa
Armando Paiva
Carla Camurati
Carlos Vereza
Castro Gonzaga
Chico Tenreiro
Cláudia Cepeda
Cláudio Costa
Cristina Aché
Edwin Luisi
Edyr de Castro
Esther Góes
Fábio Junqueira
Haroldo de Oliveira
Iléa Ferraz
Izabella Bicalho
Jacyra Sampaio
Jayme Periard
Jonas Mello
Julciléa Telles
Léa Garcia
Luiz Guilherme
Marcelo Serrado
Marcus Vinícius
Maria Isabel de Lizandra
Oswaldo Louzada
Othon Bastos
Raul Gazolla
Raymundo de Souza
Ricardo Blat
Ricardo Petraglia
Rubens de Falco
Ruth de Souza
Sandra Annenberg
Sandra Bréa
Sarita Rodrigues
Yara Côrtes
Zezé Motta
A exibição de “Pacto de Sangue” fez parte das homenagens da Globo ao centenário da Abolição e à Proclamação da República.
M.A.Z./ 28-07-2021