Uma família envolvida numa implacável luta por poder e dinheiro, ao vivo, na tv!

Nossa televisão no seu início se dava ao luxo de encenar, por exemplo, peças da cultuada Lillian Hellm (1905-1984). Em 1939 ela escreveu ”The Little Foxes”, sucesso de público e crítica. A própria Lillian adaptou seu texto para o cinema. O filme, dirigido por William Wyler, foi lançado em 1941, com o título de “Pérfida” e tinha ninguém menos que Bette Davis no papel da ambiciosa “Regina Giddens”.

Aqui no Brasil a peça foi ao ar no “TV de Vanguarda” da Tupi SP na noite de 1 de março de 1953, com o título de “Raposas”. Cassiano Gabus Mendes cuidou da adaptação, produção, ensaios e direção de imagens. A trama conta a história de três irmãos que usam de todos os meios para atingir seus objetivos de riqueza e ascensão social, passando por cima de tudo e de todos.

No elenco estiveram Lia de Aguiar, Lima Duarte, Dionísio Azevedo, David Neto, Lúcia Lambertini, Márcia Real, Samuel dos Santos e Walter Avancini.  Lia de Aguiar, no papel da pérfida “Regina Giddens”, teve uma interpretação aplaudida pelo público e equipe. Lúcia Lambertini, atriz do TESP, o Teatro Escola de São Paulo, contracenou pela primeira vez com o elenco profissional da Tupi.

Tudo isso aconteceu ao vivo, em solene preto & branco.

Na montagem, em imagens colorizadas, Bette Davis no filme, Lillian Hellman e Lia de Aguiar, numa foto de 1956.

#TVDeVanguarda #TVTupi #LiaDeAguiar #MuseuDaTV

Em 28-02-2022