MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Um trampolim para encontrar o parceiro ideal



Em 1967, uma ideia de Ruy Mattos e Augusto César Vannucci (1934-1992) tomou corpo e passou a dominar o início das noites de domingo na TV Globo carioca, se espalhando depois para o canal 5 de São Paulo via videoteipe. Era o programa “Casamento na TV”, apresentado pelo jornalista esportivo e radialista Raul Longras (1914-1976), e exibido todo domingo às 19h.

Casamento na TV” era um programa de auditório, que fez parte da fase bem popular da TV Globo carioca, e que promovia entrevistas com homens e mulheres que pretendiam se casar e usavam o programa como um trampolim para encontrarem o parceiro ideal.

O aparentemente sério e discreto Raul Longras promovia  o encontro dos casais e até realizava esses casamentos com todas as despesas bancadas pela emissora: da cerimonia religiosa em uma igreja católica a uma recepção no próprio terraço da emissora no Rio de Janeiro.

O programa ficou dois anos no ar, sempre produzido pela TV Globo do Rio de Janeiro, e conquistou mais sucesso em terras cariocas do que em terras paulistas, embora o telespectador daqui não deixasse também de sempre dar uma olhadinha para ver quem  se perfilava no palco em busca da escolha do melhor parceiro.

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação