TV Cultura inaugura Núcleo de Acessibilidade FLICTS

A TV Cultura inaugurou seu novo Núcleo de Acessibilidade que recebeu o nome FLICTS,  em uma homenagem ao escritor Ziraldo, autor do livro homônimo infantil que acaba de completar 50 anos.

O novo Núcleo de Acessibilidade é formado por três estúdios para gravação de Libras, dois ProTools com cabines de locução para audiodescrição e, para a produção de closed caption, duas cabines para Via Voice e uma máquina de estenotipia.

Para o presidente da TV Cultura, José Roberto Maluf, “quando se fala em acessibilidade, no Brasil e no mundo, o teor do discurso adotado por muitos é o de concessão de benefícios, de benfeitoria. Mas a TV Cultura e a Fundação Padre Anchieta encaram a questão com o peso e a importância que ela realmente tem: acessibilidade é um direito. Não encará-la como tal seria negar a existência de milhões de brasileiros com deficiência”.

A TV Cultura vai oferecer serviços de acessibilidade para outras emissoras, produtoras e empresas como as TVs Câmara e Univesp. Com uma equipe de 50 integrantes, o Núcleo de Acessibilidade da TV Cultura implementou uma nova metodologia, também pioneira no Brasil, a partir da qual, além de intérpretes ouvintes, os próprios surdos também executam a interpretação de programas gravados.  Esse método viabiliza mais uma forma de atuação de surdos intérpretes em sua própria língua.

Pioneira em produção própria de acessibilidade, a emissora conta, atualmente, em sua programação com 24 horas diárias de closed caption, 20 horas semanais de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e 28 horas semanais de audiodescrição (AD).

O nome FLICTS vem da obra de Ziraldo e representa um tom terroso de bege, uma cor “diferente”, que não consegue se encaixar no arco-íris, nas bandeiras e em lugar nenhum, e que ninguém, a princípio, reconhece seu merecido valor. Após procurar por seu lugar no mundo, Flicts um dia acaba por deixá-lo e descobre-se que “de perto, de pertinho, a Lua é Flicts”.

Rodolfo Bonventti