Neste último dia 5 completou-se 40 anos do lançamento da novela “Ninho da Serpente”, na Band, então rede Bandeirantes. Escrita por Jorge Andrade a trama central era conduzida pela poderosa Guilhermina (Cleyde Yáconis), para quem não importava de onde vinha o dinheiro, desde que sua família estivesse no comando. Mas quando morre seu marido, Candido (só mostrado de costas, sem falas), uma revelação provoca uma revolução na família. Um dos maiores herdeiros era o enfermeiro Mateus (Kito Junqueira), que cuidou de Cândido até sua morte.
A primeira opção da emissora para a Guilhermina foi Norma Benguell. Mas os testes de figurino e maquiagem revelaram que a atriz era muito jovem para o papel. Cleyde Yáconis foi chamada e fez um dos melhores trabalhos da sua carreira.
A personagem de Laura Cardoso, Eugênia, foi incluída na trama depois da novela em andamento. Na avaliação dos capítulos exibidos constatou-se que era preciso humanizar a vida do Mateus e Laura entrou em cena como sua mãe, reforçando a trama.
O título foi dado pelo autor, que justificou sua criação: “… para mim, a serpente é o símbolo da intolerância, do preconceito, da ambição, da ganância, e simboliza, enfim, o jogo de interesses familiares e toda força poderosa e econômica de uma classe social…” E aquela casa era o ninho dessas serpentes.
A mansão (foto abaixo), usada como locação das cenas exteriores, fica na Rua Guatemala 193, bairro dos Jardins, em São Paulo.
No elenco, estelar, estiveram:
Alexandre Raymundo – Ronald
Antônio Petrin – Joaquim
Beatriz Segall – Noêmia
Carmem Silva – Maria Clara
Cleyde Yáconis – Guilhermina Taques Penteado
Danúbia Machado – Lia
Déborah Seabra – Bernarda
Denise Stoklos – Oriana
Edgard Franco – Delegado Romeu
Eliane Giardini – Lídia
Emílio di Biasi – Cassiano
Flávio Guarnieri – Rogério
Geny Prado – Gaby
Giuseppe Oristânio – André
Hugo Della Santa – Alex
Imara Reis – Norma
Jairo Arco e Flexa – Márcio
Juca de Oliveira – Dr. Almeida Prado
Júlia Lemmertz – Mariana
Kate Lyra – Pietra
Kito Junqueira – Mateus
Laura Cardoso – Eugênia
Lúcia Mello – Rosalina
Luiz Carlos de Moraes – Luís Eulálio
Márcia de Windsor – Jerusa
Mayara Magri – Marinalda
Nydia Lícia – Olímpia
Othon Bastos – Samuel Razuk
Paulo César Grande – Karl
Raymundo de Souza – Eduardo
Selma Egrei – Consuelo
Serafim Gonzalez – Lucas
Sônia Oiticica – Júlia
Valdir Fernandes – Mário
A novela foi ao ar de de 5 de abril a 27 de agosto de 1982, às 21h15 e depois às 20h15, em 120 capítulos. Com direção de Henrique Martins e Antonino Seabra e supervisão de Antônio Abujamra.
#NinhoDaSerpente #CleydeYaconis #JorgeAndrade #Bandeirantes #Band #MuseudaTV
Em 06-04-2022