Tudo por dinheiro e poder

Neste último dia 5 completou-se 40 anos do lançamento da novela “Ninho da Serpente”, na Band, então rede Bandeirantes. Escrita por Jorge Andrade a trama central era conduzida pela poderosa Guilhermina (Cleyde Yáconis), para quem não importava de onde vinha o dinheiro, desde que sua família estivesse no comando. Mas quando morre seu marido, Candido (só mostrado de costas, sem falas), uma revelação provoca uma revolução na família. Um dos maiores herdeiros era o enfermeiro Mateus (Kito Junqueira), que cuidou de Cândido até sua morte.

A primeira opção da emissora para a Guilhermina foi Norma Benguell. Mas os testes de figurino e maquiagem revelaram que a atriz era muito jovem para o papel. Cleyde Yáconis foi chamada e fez um dos melhores trabalhos da sua carreira.

A personagem de Laura Cardoso, Eugênia, foi incluída na trama depois da novela em andamento. Na avaliação dos capítulos exibidos constatou-se  que era preciso humanizar a vida do Mateus e Laura entrou em cena como sua mãe, reforçando a trama.

O título foi dado pelo autor, que justificou sua criação: “… para mim, a serpente é o símbolo da intolerância, do preconceito, da ambição, da ganância, e simboliza, enfim, o jogo de interesses familiares e toda força poderosa e econômica de uma classe social…” E aquela casa era o ninho dessas serpentes.

A mansão (foto abaixo), usada como locação das cenas exteriores, fica na Rua Guatemala 193, bairro dos Jardins, em São Paulo.

No elenco, estelar, estiveram:

Alexandre Raymundo – Ronald

Serafim Gonzalez – Lucas

Sônia Oiticica – Júlia

Valdir Fernandes – Mário

A novela foi ao ar de de 5 de abril a 27 de agosto de 1982, às 21h15 e depois às 20h15, em 120 capítulos. Com direção de Henrique Martins e Antonino Seabra e supervisão de Antônio Abujamra.

Cleyde Yáconis
Kito Junqueira