Troféu Tupiniquim para os melhores de 1959

Na sua edição de 5 de março de 1960 a revista “O Cruzeiro” trazia uma reportagem sobre a grande noite de gala do Troféu Tupiniquim, transmitida diretamente do Teatro Municipal de São Paulo pela TV Tupi, ainda canal 3. A noite de premiação dos melhores de 1959 foi comandada por Marcia Real, Hebe Camargo, Amilton Fernandes e Heitor de Andrade.

Na foto maior um grupo de vencedores: Júlio Rosemberg, Ângela Maria, Lima Duarte (diz a revista, mas é Percy Aires), Vida Alves, Agostinho dos Santos e Carlos Spera. Nas fotos abaixo um recorte da matéria com uma lista dos vencedores (notem os premiados do Esporte, do Teatro, dos Discos e da Vida Noturna). E alguns flagrantes da noite.

O prêmio nasceu no programa “Os Melhores da Semana”, apresentado em São Paulo por Ayrton Rodrigues e Márcia Real e no Rio de Janeiro por Carlos Frias. O programa premiava semanalmente os melhores do rádio e da TV em cada categoria e no final do ano os mais laureados ganhavam os troféus de Melhores do Ano. Esse formato começou em 1955. Dois anos depois as emissoras Associadas ampliaram a premiação e o troféu passou a se chamar Tupiniquim e a premiação se transformou numa luxuosa festa no Teatro Municipal de São Paulo, sendo a primeira realizada em janeiro de 1958. Mas a iniciativa durou pouco. Em dezembro de 1960 a direção das Emissoras Associadas de São Paulo decidiu deixar de realizar essa escolha em razão do surgimento do Troféu Imprensa, onde os Associados tinham um representante no júri, o jornalista Márcio Pauliete. Foi decidido que todos os ganhadores do Troféu Imprensa receberiam automaticamente o Tupiniquim, em janeiro de 1961, quando o prêmio foi entregue pela última vez.

Júlio Gouveia
Golias
Agostinho dos Santos
Manoel de Nóbrega