MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Touchdown

O Brasil descobre novas jogadas

Em 1969 os telespectadores fãs do esporte ganharam uma opção surpreendente. A TV Tupi de São Paulo colocava no ar exibições do futebol americano. Numa negociação de conteúdo com a CBS americana a emissora recebeu fitas com gravações de jogos da NFL da temporada de 68. Cassiano Gabus Mendes, o diretor artístico da época resolveu testar o gosto do publico e colocou os tapes em exibição aos sábados de manhã, a partir de setembro de 1969.

Para narrar o jogo foi chamado Walter Silva, conhecido como “Pica-Pau”, radialista famoso, produtor , e na linguagem de hoje, antenado.  Walter pediu no ar a colaboração de alguém que entendesse do esporte, que se prontificasse a ajuda-lo. O americano Thomas Noonan atendeu o pedido e acabou virando comentarista da atração.

A façanha da Tupi não durou muito, más foi suficiente para despertar a curiosidade do público para um esporte tão diferente. Mais tarde, na década de 80 a Bandeirantes, que abriu espaço a diversos esportes com Luciano do Valle e seu programa “Show do Esporte”, exibiu jogos da NFL A pratica chegou até os anos 90.

Depois a modalidade “saiu do ar” na tv aberta, para voltar com força em 2000 na tv por assinatura.

M.A.Z. / 02-02-2017

 

museudatv

museudatv

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação