Topo Gigio, o ratinho italiano que dominava a atenção de todas as idades

Em 1969, a TV Globo estreava, com exibição nas quintas-feiras no Rio de Janeiro e às sextas-feiras em São Paulo, um programa de auditório voltado para toda a família. Era o “Mister Show”, apresentado pelo show man e humorista Agildo Ribeiro.

A principal atração do programa deveria ser Agildo Ribeiro com seu humor, mas quem comandava a audiência desde sua primeira aparição no programa era um ratinho muito falante e de origem italiana chamado Topo Gigio.

Criado na Itália, onde contracenava em um programa apresentado pela atriz Gina Lollobrigida, o boneco Topo Gigio logo ganhou o mundo e foi para os Estados Unidos, onde participava do “Programa Ed Sullivan”, um campeão de audiência nessa época na América do Norte.

O sucesso mundial o trouxe para o Brasil, e por aqui a repercussão foi tão grande que ele era o responsável pelos altos índices de audiência do programa, que estava sempre entre os dez de maior público tanto no Rio como em São Paulo, fazendo com que as crianças só fossem dormir depois de assistir ao sempre divertido papo entre ele e Agildo Ribeiro.

O “Mister Show” ficou um ano e meio na programação da TV Globo e nos últimos meses com Luiz Carlos Miéle no lugar de Agildo Ribeiro, mas o Topo Gigio continuou em cartaz com o fim do programa, e foi para os sábados comandar o “Topo Gigio Especial”, que era apresentado às 14h.

A voz do boneco, que era uma das razões do sucesso do Topo Gigio junto ao público, era do italiano Pepino Mazzullo, que pouco falava a nossa língua. O boneco voltaria a fazer sucesso na TV na década de 1980, agora na TV Bandeirantes.