Museu da TV, Rádio & Cinema

Sucesso compartilhado



A imagem xerocada de uma folha de relatório de audiência, de 1969, perdida numa pasta, não dá uma boa leitura. Mas é um retrato de um bom momento da nossa tv. Um momento onde havia equilíbrio entre as emissoras na preferência do público. Sinal que Tupi, Record, Excelsior e Globo competiam em igualdade de condições, produzindo atrações com um padrão semelhante.

Os dados de pesquisa do IBOPE sobre a audiência da tv na noite de segunda, dia 17 de novembro de 1969, mostrava a Record, ainda sob o comando da família Machado de Carvalho, na liderança, com o programa “Dia D…” comandado pela Cidinha Campos, hoje deputada no Rio de Janeiro.

Na sequência dois megas sucessos das novelas da Tupi “Beto RockFeller” e “Nino, o Italianinho”. E o jornal exibido entre elas, o “Ultra Noticias”. Na lista também entraram a série “Penélope”, uma atração diária de 15 minutos estrelada por Eva Wilma, a série ”Lancer”.

Na equilibrada disputa por um lugar no Top 20 do dia tinha espaço também para a Excelsior, com suas novelas “Sangue do Meu Sangue”, “A Menina do Veleiro Azul”, “Dez Vidas” e as séries “As Valentonas” e “A Garota da Uncle”.

Da Record ainda constam da lista a novela “Algemas de Ouro” e os “enlatados” , como se chamavam na época as atrações importadas, “Os Três Patetas”, “O Anjo do Espaço”, “A Feiticeira” e “Johnny Quest”.

A Globo, iniciando sua ascensão, tinha na lista a novela “Véu de Noiva”, o programa “Dercy de Verdade”, o “Jornal Nacional”, a série “Super Homem”.

Detalhes sobre alguns desses programas estão registrados nas páginas deste nosso site. E o que ainda não estiver, estará um dia.

M.A.Z. / 21-04-2015

museudatv

museudatv

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais