Shakespeare estreia na nossa tv em grande estilo, ao vivo!

Desde a sua estreia (18-09-1950) a Tupi SP vinha distribuindo em sua grade histórias diversas, de autores nacionais e estrangeiros. Eram textos originais ou baseados em peças, livros ou filmes. Em 6 de outubro de 1951, praticamente um ano depois da sua estreia, a Tupi deu um passo adiante e exibiu “Otelo”, a famosa peça de William Shakespeare. Foi o primeiro clássico teatral levado ao ar pela tv brasileira. A produção teve adaptação de Dionísio Azevedo, que também dirigiu o espetáculo, que foi ao ar ao vivo, como tudo na época. A TV ainda estava engatinhando, estima-se que cerca de trezentos e cinquenta mil telespectadores paulistanos tenham assistido o famoso drama, carregado de paixão e ciúme.

O personagem central, “Otelo”, o guerreiro negro que se tornou o símbolo do ciúme, ficou a cargo de Dionísio Azevedo. “Desdemona” foi interpretada por Flora Geny (esposa de Dionísio). O apaixonado “Rodrigo” foi personificado por Francisco Negrão. Lima Duarte fez “Yago”, um personagem totalmente do mal. David Neto interpretou “Brabâncio”, o pai de “Desdemona” e José Parisi personificou “Cassio”, o nobre veneziano.

As fotos abaixo mostram o elenco em outros momentos

Dionísio Azevedo
Flora Geny