Museu da TV, Rádio & Cinema

Sem a alegria e o talento de Etty Fraser

O ano de 2018 terminou com uma grande perda para a classe artística brasileira. No dia 31 de dezembro, ficamos sem a alegria, a generosidade e o talento de uma veterana da TV, do teatro e do cinema, a grande Etty Fraser, que nos deixou aos 87 anos de idade, vitimada por uma insuficiência cardíaca.

Batalhadora incansável dos direitos da classe artística, Etty Fraser nasceu na cidade do Rio de Janeiro, mas construiu toda sua vitoriosa carreira em São Paulo, onde estudou Letras na Universidade de São Paulo (USP) e entrou para o teatro em 1959, via Teatro Oficina e sob direção de José Celso Martinez Correa, na peça “A Incubadeira”.

Ela trabalhou com grandes diretores como Zé Celso, Antunes Filho, Adolfo Celi e Antonio Abujamra e se destacou em espetáculos de grande sucesso de público e crítica como “Pequenos Burgueses”; “O Rei da Vela” e “A Importância de Ser Fiel”.

Na televisão trabalhou na Tupi, Bandeirantes, Cultura, Globo e Record em mais de 20 novelas e minisséries, com atuações marcantes em “Nino, o Italianinho”; “Vitória Bonelli”; “O Machão”; “Meu Rico Português”; “Cavalo Amarelo”; “Torre de Babel” e “Um Só Coração”.

Ela também foi apresentadora de um programa culinário durante vários anos na televisão e foi casada com o saudoso ator Chico Martins, que os deixou em 2003.

museudatv

ABCD Nossa Casa