Museu da TV, Rádio & Cinema

Se apartamento falasse!



Inaugurada em 14 de março de 1952, a TV Paulista, Canal 5, pertencia a um grupo de empresários paulistas, liderados por Luiz Fonseca de Souza Meirelles e Nestor Bressane Filho.

A emissora começou com um belo problema: sua sede era apenas um pequeno apartamento, no Edifício Liège, na Rua da Consolação, nº 2570. Os profissionais da emissora tiveram que usar também a garagem do prédio e um espaço para loja no térreo, para colocar a tv no ar. E tudo ao vivo, como era naquele tempo.

Os quartos do apartamento mediam 3 x 4. Num deles ficava a projeção, onde os filmes eram exibidos numa tela branca e focalizados pela câmera de tv. A cozinha virou laboratório de revelação dos filmes jornalísticos e a redação dos textos dos programas e jornais eram feitos na sala. O espaço era tão pequeno que toda a programação precisou ser adaptada à pouca possibilidade de movimentação de câmera.

Mesmo assim, realizou uma produção diversificada, com o esforço dos profissionais superando as dificuldades, como era comum nas emissoras de televisão nas décadas de 50 e 60. Sua produção de estreia foi um versão de “Helena”, de Machado de Assis, em capítulos escritos por Manoel Carlos.

Mas a emissora tinha um trunfo para se destacar: ela possuía recursos técnicos que a emissora líder da época, a Tupi, não tinha. A TV Paulista tinha também sua unidade móvel, um “ônibus” de externas, chamado de “telecruiser”. O veículo, adaptado para a tv, era um ônibus GM americano, igual aos ônibus de Nova York. Era o grande orgulho do canal 5.

Depois a emissora foi para a Rua da Palmeiras com estúdios maiores, auditório, e viveu outra fase. Nos anos 60 foi adquirida pelo empresário Roberto Marinho e incorporou o nome TV Globo a partir de fevereiro de 1968.

M.A.Z – ELMO FRANCFORT / 20-03-2017

Elmo Francfort

Elmo Francfort

É diretor do Museu da TV, Rádio & Cinema. Já escreveu inúmeros livros sobre a história da televisão brasileira, sua área de especialidade.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Grupo Observatório
Gugu Vive
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais