MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Se apartamento falasse!



Inaugurada em 14 de março de 1952, a TV Paulista, Canal 5, pertencia a um grupo de empresários paulistas, liderados por Luiz Fonseca de Souza Meirelles e Nestor Bressane Filho.

A emissora começou com um belo problema: sua sede era apenas um pequeno apartamento, no Edifício Liège, na Rua da Consolação, nº 2570. Os profissionais da emissora tiveram que usar também a garagem do prédio e um espaço para loja no térreo, para colocar a tv no ar. E tudo ao vivo, como era naquele tempo.

Os quartos do apartamento mediam 3 x 4. Num deles ficava a projeção, onde os filmes eram exibidos numa tela branca e focalizados pela câmera de tv. A cozinha virou laboratório de revelação dos filmes jornalísticos e a redação dos textos dos programas e jornais eram feitos na sala. O espaço era tão pequeno que toda a programação precisou ser adaptada à pouca possibilidade de movimentação de câmera.

Mesmo assim, realizou uma produção diversificada, com o esforço dos profissionais superando as dificuldades, como era comum nas emissoras de televisão nas décadas de 50 e 60. Sua produção de estreia foi um versão de “Helena”, de Machado de Assis, em capítulos escritos por Manoel Carlos.

Mas a emissora tinha um trunfo para se destacar: ela possuía recursos técnicos que a emissora líder da época, a Tupi, não tinha. A TV Paulista tinha também sua unidade móvel, um “ônibus” de externas, chamado de “telecruiser”. O veículo, adaptado para a tv, era um ônibus GM americano, igual aos ônibus de Nova York. Era o grande orgulho do canal 5.

Depois a emissora foi para a Rua da Palmeiras com estúdios maiores, auditório, e viveu outra fase. Nos anos 60 foi adquirida pelo empresário Roberto Marinho e incorporou o nome TV Globo a partir de fevereiro de 1968.

M.A.Z – ELMO FRANCFORT / 20-03-2017

Elmo Francfort

Elmo Francfort

É diretor do Museu da TV, Rádio & Cinema. Já escreveu inúmeros livros sobre a história da televisão brasileira, sua área de especialidade.

Highlight option

Turn on the "highlight" option for any widget, to get an alternative styling like this. You can change the colors for highlighted widgets in the theme options. See more examples below.
Marcos Zago

Marcos Zago

Advertisement

Small ads

Flickr

Social Widget

Collaboratively harness market-driven processes whereas resource-leveling internal or "organic" sources.

ThemeForest

 
Apoio
Centro Universitário Belas Artes
ABERT
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Fórum SBTVD
Comunique-se
IBEPEC
Gugu Vive
Grupo Observatório
O Fuxico
Kantar Ibope Media
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação