Rádio Guanabara, onde Silvio Santos deu seus primeiros passos

Por vários anos a Rádio Guanabara (AM 1360 e depois AM 860) teve uma programação esportiva de destaque, conforme atestam a foto acima e o anúncio abaixo.

Na foto, da ACERJ, estão, em pé a partir da esquerda, José Dias, Arnaldo Moreira, Geraldo Serrano, João Saldanha, Gunnar Goronsson, Doalcei Camargo, Airton Rebelo, Vitorino Vieira, Paulo César Tênius, Fernando Carlos, e Sérgio Paiva; sentados, Mário Vianna, Rujani Martins, Alfredo Raimundo e Moisés Maciel.

O anúncio abaixo, de 1963 documenta os grandes nomes do rádio esportivo carioca que estavam nessa época na Guanabara: Doalcei Camargo, João Saldanha, Mário Vianna, Sérgio Paiva, Paulo César Tênius, Vitorino Vieira, Alfredo Raimundo, Fernando Carlos, Ayrton Rebello, Geraldo Serrano, Moisés Maciel, Arnaldo Moreira, Rujany Martis e José Dias.

A emissora foi fundada em 1 de setembro de 1932, e teve nos primeiros anos uma programação basicamente musical. Foi no seu estúdio, na Rua Primeiro de Março, no centro do Rio, que em 1945, um jovem camelô chamado Senor Abravanel fez um teste e ficou em primeiro lugar, desbancando dois nomes que se consagrariam mais tarde, Chico Anysio e José Vasconcellos. Senor, como quase todo mundo sabe, adotou o nome artístico de Silvio Santos.

Em 1972, a emissora foi adquirida pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação. Em 1º de setembro de 1982, com um cast de peso, onde figuravam Haroldo de Andrade, Paulo Lopes e Carlos Bianchini, a emissora foi reinaugurada como Rádio Bandeirantes. Depois voltou a usar o nome Guanabara. E retornou com o nome Bandeirantes no dia 1 de janeiro de 2006.

#RadioGuanabara #RadioBandeirantesRio #MuseuDaTVRadioECinema

Em 16-04-2022