TV BANDEIRANTES
1967
Quando a TV Bandeirantes entrou no ar ela levou para a tela algumas criações de sucesso da sua emissora de radio. Uma delas foi o “Patrulha Bandeirantes”, cujo slogan “defendendo a cidade contra o crime” era dominante em São Paulo. No radio ficou no ar entre 1955 e 1974, dramatizando os crimes publicados pelos jornais no dia anterior. Apresentado toda manhã, o radioteatro tinha um quadro famoso: “As Bronca e os Afano do Dia”, assim mesmo, num português de bandido.
O narrador era Leonardo de Castro. No elenco se destacavam Muibo César Cury e Ronaldo Baptista. Repórteres especializados enriqueciam o programa, com destaque para José Gil Avilé, o Beija-Flor, pioneiro no estilo. Os textos eram de Clodoaldo José, Luiz de Oliveira, Arapuã, Cardoso Silva, Hélio Rossi, Chico de Assis e Thalma de Oliveira.
Idealizada por Clodoaldo José durante a gestão do Boni na Radio Bandeirantes, o “Patrulha Bandeirantes” teve a sua versão televisiva a partir de 15 de maio de 1967 quando começou a programação regular da TV Bandeirantes. Chico de Assis e Walter Negrão escreviam para a tv.
Em 30-03-2013 / M.A.Z.