TV Tupi / SP
1950
Quando a TV Tupi foi inaugurada, logo na segunda noite, foi lançado o jornal “Imagens do Dia”, portanto o primeiro jornal da nossa televisão. Ele mostrava imagens de acontecimentos com narrações feitas por Ruy Rezende e comentadas por Murício Loureiro Gama. O horário de exibição não era fixo, mas ia ao ar na faixa entre 21h30 e 22h00.
Na sua operação eram usadas câmeras Auricon para filmes de 16 milímetros, pelos cinegrafistas Alfonso Zimbas e Paulo Salomão. As cenas capturadas eram encaminhadas para Jorge Kurkjian, que revelava os filmes no laboratório de sua casa e depois mandava tudo para a emissora. Quando o telejornal ia para o ar o narrador lia um texto sobre as imagens e o apresentador comentava a notícia.
Mauricio Loureiro Gama adotou como linguagem uma ´conversa´ entre o apresentador e o telespectador, criando assim, um estilo para o telejornalismo que perdura até os dias de hoje.
O telejornal ficou no ar por três anos e foi substituído pelo “Telenotícias Panair”, esse com horário fixado para 21h00, de segunda a sexta.
Em 24-01-04 / M.A.Z.