Museu da TV, Rádio & Cinema

A primeira novela cômica da TV em horário nobre



A TV Record foi pioneira no lançamento de uma novela humorística, no horário nobre, que reunia todo o seu cast de comediantes. Era “Ceará Contra 007“, escrita por Marcos César e exibida às 20h30.

A estreia da novelinha foi em julho de 1965 e, entre os vários personagens criados para divertir o público, dois se destacavam: o agente secreto Jaime Bonde, que parodiava o famoso agente 007 do cinema e era vivido pelo humorista Jô Soares, então se destacando cada vez mais no elenco da emissora paulista, e Mamãe Lamparina, uma paródia em cima da Mamãe Dolores da novela “O Direito de Nascer“, sucesso da concorrente TV Tupi, magistralmente criada pela comediante Consuelo Leandro.

A novela cômica logo caiu nas graças do público e o elenco reunia o que a TV Record tinha de melhor. Além de Jô e Consuelo, estavam no programa vivendo personagens fixos os comediantes Renato Côrte Real, Ronald Golias, Ary Toledo, Carmem Verônica, Simplício, Durval de Souza, Cidinha Campos, Borges de Barros, Rony Rios, Gladys Marisa, Adoniran Barbosa, Viana Junior e, em uma participação especial em vários episódios, a bela Márcia Maria, garota propaganda da casa, que estreava também como atriz.

O título da novela era uma brincadeira com o filme “Moscou Contra 007″, sucesso em todo o mundo com Sean Connery como o agente britânico. Por aqui, o nosso Jaime Bonde era um agente secreto que tinha a missão de impedir que a fórmula de um jabá sintético fosse roubada por inimigos.

Durante três meses, de julho a setembro de 1965, os telespectadores acompanharam os personagens dessa comédia nas situações mais estranhas e hilariantes e, nessas histórias, todos eles estavam de alguma forma ligados ao estado do Ceará.

Com “Ceará Contra 007″, “Família Trapo”, “Ô Abre Alas”, “Show do Golias” e “Praça Onze”, a TV Record, em 1965, dominava em São Paulo no quesito humor de qualidade.

 

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais