Museu da TV, Rádio & Cinema

Por onde anda Rogério Márcico?



Nosso homenageado de hoje é o ator e dublador mineiro Rogério Márcico, que nasceu em Poços de Caldas e está hoje com 89 anos de idade e aposentado da televisão.

Ele iniciou sua carreira na Rádio Cultura de Minas Gerais e mudou-se depois para o Rio de Janeiro onde esteve nas Rádios Tupi e Nacional. Em seguida veio para São Paulo e entrou para a TV Paulista, como ator, em 1956.

Após os primeiros trabalhos na TV Paulista, Rogério Márcico transferiu-se para a TV Tupi, e apareceu em seriados, como “Lever no Espaço”, “Os Três Mosqueteiros”, “O Pequeno Mundo de Dom Camilo”. Participou também em vários teleteatros do “TV de Vanguarda”.

Em 1961 passou para a TV Excelsior e fez parte do grande elenco de “A Muralha”, além de “A Pequena Karen”, “As Minas de Prata”, “Os Fantoches” e “O Terceiro Pecado”.

Na TV Record fez ”As Pupilas do Senhor Reitor”, “Os Deuses Estão Mortos”, “Sol Amarelo”, “Os Fidalgos da Casa Mourisca” e “O Leopardo”. De 1975 a 1979 voltou à TV Tupi e participou das novelas: “O Velho, o Menino e o Burro”, “Vila do Arco”, “Canção para Isabel”, “O Julgamento”, “Éramos Seis”, “Roda de Fogo” e “Gaivotas”.

Rogério Márcico participou de um trabalho após o outro nos anos 1980 e 1990, período em que passou pela Bandeirantes, SBT e Rede Globo de Televisão. Nessa última esteve em “Grande Sertão: Veredas”, “Selva de Pedra”, “Direito de Amar”, “Vida Nova” e “O Rei do Gado”. Intercalou com participações no SBT, aparecendo em “As Pupilas do Senhor Reitor”, “Sangue do Meu Sangue” e “Chiquititas”.

Nos últimos anos ele fez “Amor e Ódio”;  “Jamais Te Esquecerei”; “Seus Olhos” e “Maria Esperança” no SBT. Em 2008, na Bandeirantes, fez “Água na Boca”. Em 2010, na Globo, fez “A Cura”. E por fim, em 2011, de volta ao SBT, participou de “Amor e Revolução”, seu último trabalho antes de se aposentar da televisão.

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais