MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Pagando pra ver



Hoje quem contrata um serviço de tv por assinatura encontra uma enorme quantidade de opções ao seu dispor. Mas essa situação é bem recente. Quando tudo começou, apenas uma geração atrás, havia um só canal.

A modalidade de tv por assinatura surgiu no Brasil com o nome de Serviço Especial de Televisão por Assinatura. Em 1989 foi lançado em São Paulo o Canal+, usando nome e logotipo de uma famosa emissora da França.

 

Ele transmitia seu sinal pelo canal 29, UHF. Os interessados faziam uma assinatura e recebia um decodificador, que permitia assistir a programação, basicamente a grade da ESPN americana. Só mais tarde é que a tv por assinatura viria a usar os cabos para chegar a casa das pessoas. E mais tarde os satélites.

Depois do Canal+ vieram os canais com a programação da italiana RAI e da norte-americana CNN. E também o canal nacional TVM, especializado em programas musicais.

Em 1991 dois grandes grupos de comunicação entraram nessa área, investindo em novas tecnologias. As Organizações Globo lançaram a Globosat e o Grupo Abril criou a TVA.

A partir dai a historia da tv por assinatura no Brasil mudou de patamar.

M.A.Z. / 22-03-2017

museudatv

museudatv

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação