MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

“Os Inocentes”, um grande sucesso da TV Tupi



Baseada na peça de teatro “A Visita da Velha Senhora” do suíço Friedrich Durrenmatt, um sucesso nos palcos do mundo todo, a genial Ivani Ribeiro e o marido, Dárcio Ferreira, escreveram para a TV Tupi, em 1974, um dos maiores sucessos de público e de crítica especializada do horário das 20 horas: “Os Inocentes”.

Com uma direção perfeita de Carlos Zara e Edson Braga, a novela reuniu um dos maiores elencos da emissora, permitindo grandes interpretações, e entre todas elas, uma se destacou do primeiro ao último capítulo: a de Cleyde Yáconis como a rica e poderosa Juliana, a mulher que volta à cidade de Roseira, mais de vinte e cinco anos depois, para vingar a morte e a expulsão da mãe daquela cidade por uma difamação.

Em um clima que misturava vingança com suspense, “Os Inocentes” foi um grande acerto de Ivani e de Darcio no horário nobre da TV Tupi. A novela estreou em fevereiro de 1974 e ficou no ar até setembro do mesmo ano, registrando bons índices de audiência.

A cada inocente no qual Juliana se vingava ela ia para seu quarto e queimava um boneco de papel, que representava, para o grande público, os personagens dos quais ela queria vingança: Otávio (Rolando Boldrin), Mário (Adriano Reys), Daisy (Elaine Cristina), Marcelo (Tony Ramos), Marina (Márcia Maria), Renato (Paulo Figueiredo), Lurdinha (Tereza Teller), Jarbas (Jonas Mello), Chico (Gianfrancesco Guernieri) e Hortênsia (Maria Estela).

Os Inocentes” bateu de frente, em São Paulo, com “O Semideus” da TV Globo, e não deixou muito espaço para a novela global no Estado, principalmente no interior, onde a  história de Ivani Ribeiro foi um grande sucesso e atingiu a liderança no horário das 20 horas.

Apesar da saída repentina de Gianfrancesco Guarnieri da novela um mes antes dela acabar, o que fez com que os autores precisassem alterar alguns capítulos, “Os Inocentes” é até hoje considerada uma das mais importantes novelas da TV Tupi na década de 70 e um dos melhores textos das nossas telenovelas.

Um grande elenco onde além de Cleyde Yáconis se destacaram Cláudio Correa e Castro, o Padre João; Rolando Boldrin, o Otávio; Silvio Rocha como Durval; Márcia Maria como  Marina; Tony Ramos, o Marcelo; Laura Cardoso como Guiomar; Luis Gustavo como Vitor e Elaine Cristina vivendo Daisy.

Ainda no elenco as presenças marcantes de Jonas Mello, Ana Rosa, Paulo Figueiredo, Maria Estela, Adriano Reys, Lucy Meirelles, José Parisi, Carminha Brandão, Osmano Cardoso, Serafim Gonzales, Léa Camargo, Régis Monteiro, Eudósia Acuña, Eduardo Abbas, Alceu Nunes, Tereza Teller, Adoniran Barbosa, Jussara Freire e a participação especial de Karin Rodrigues.

 

 

 

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação