Os imortais Jasper e Jinx

No dia 10 de fevereiro de 1940 a Metro colocava nos cinemas americanos um curta de animação onde um gato chamado Jasper perseguia um rato chamado Jinx. Os produtores gostaram da recepção, mas decidiram rebatizar os personagens de “Tom e Jerry”. Começava uma vitoriosa saga do cinema animado.

O desenho foi uma encomenda do executivo Fred Quimby para os animadores William Hanna e Joseph Barbera. A dupla escreveu e dirigiu 113 episódios entre 1940 e 1957. Depois outros talentos entraram nessa missão. E na trajetória da série houve muitas fases, revisões de personagens e adaptações do carácter político das histórias. Mas a força dos personagens resistiu a tudo.

Em 1965, os curtas foram adaptados para passar na televisão. Em 1975 foram lançados episódios criados especialmente para a telinha. No Brasil as histórias estiveram, na tv aberta, na grade da Globo, do SBT e da RedeTV. E seguem nos canais a cabo focados no público infantil.

A primeira dublagem brasileira foi da Cinecastro. Depois outros episódios foram tropicalizados pela BKS.

A série original ganhou o Oscar de melhor curta de animação sete vezes.

Criadores e criaturas
Joseph Barbera e William Denby Hanna os criadores de Tom e Jerry

Aqui tem um vídeo para recordar: https://www.youtube.com/watch?v=rB-20WLgczs&list=PLz6HdzRwhpeNUUgPWUaI4DuHtF6qaeFHW&index=3

#TomEJerry #HannaBarbera #MuseudaTV