MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

O sempre inovador Sérgio Jockyman



No dia 29 de abril de 1930 nascia em Palmeira das Missões, no Rio Grande do Sul, um dos grandes talentos da nossa tv: Sérgio Jockyman, que foi jornalista, colunista, diretor de emissoras, comunicador de tv e autor de seriados e novelas. Nessa área, Jockyman sempre inovava.

Como autor de tv começou na Tupi em 1969 escrevendo “Confissões de Penélope”, uma sitcom diária, de curta duração no ar, estrelada por Eva Wilma , que fez muito sucesso na Tupi. Seguiram as novelas “Nenhum Homem É Deus”, “A Gordinha”, “Na Idade do Lobo”, “O Conde Zebra”, “O Machão”, “O Sheik de Ipanema”, “Vila do Arco” e “Roda de Fogo”, que deixou de escrever, sendo substituído por Walther Negrão.

Foi para a Bandeirantes e criou a novela “Dulcinéia Vai à Guerra”, uma spinoff de “Cavalo Amarelo” de Ivani Ribeiro, exibida pela emissora. Escreveu também a sitcom “Casal 80” (foto acima), onde o marido cuidava da casa e a mulher trabalhava fora. Uma ousadia para a época. O casal era interpretado por John Herbert  e Célia Helena, mais tarde substituída por Denise Del Vecchio.

A lista dos demais aniversariantes deste dia 29 de abril está aqui:

https://www.museudatv.com.br/biografias/aniversariantes/?data=29%2F04

#SergioJockyman #Casal80 #NascidosEm29DeAbril #MuseuDaTV

 

Em 29-04-2022

 

Marcos Zago

Marcos Zago

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação