O que é a Seja Digital?

O start para uma nova Era da televisão

Na sua cidade vocês já viram esse boneco, o Digital, espalhado por tudo quanto é lado? Ainda não sabem direito do que se trata? Então agora explico a vocês o que é a “Seja Digital”, cujo mascote é esse simpático boneco com um conversor de TV na cabeça, emanando nítidos sinais digitais em formatos circulares.

A “Seja Digital” é a marca associada ao EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV). Ela é responsável por tudo que será preciso para migração do sinal de TV analógica para digital. É uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos, criada por determinação da ANATEL para cuidar de todo esse processo. Não é uma tarefa fácil, uma vez que tem que mobilizar toda população para importância do novo sinal, facilitando didaticamente todo o entendimento do momento que estamos vivendo. Rio Verde (GO), a cidade-piloto do projeto, Brasília e São Paulo já possuem seu sinal totalmente digital, já tendo desativado suas TVs analógicas em 100%.

As famílias que são cadastradas em programas sociais do Governo Federal, como o Bolsa Família, tem direito ao kit de TV digital, com conversor e antena UHF. Divulgar esses kits gratuitos e distribui-los também é uma das funções do Seja Digital.

Outro fator importante que a entidade explica é sobre os benefícios das novas tecnologias, tanto da TV digital (com a melhoria do sinal, de seu som e imagem), como também a expansão do sinal de 4G (que ocuparão as frequências antes utilizadas pela TV analógica, na faixa dos 700 MHz), que ampliará o leque de novas possibilidades ao mercado e a melhoria da velocidade dos sinais utilizados pela telefonia celular, como também por tablets e outros dispositivos móveis. Benefícios que farão com que o brasileiro mude seus costumes pra melhor, otimize seu tempo, com apoio da tecnologia. Viveremos a chamada “internet das coisas”.

O processo iniciado pelo Seja Digital teve início em abril de 2015, estabelecendo um cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, com mais de 1.300 municípios que terão seu sinal analógico desligado até 2018.

Para saber mais, acesse o site www.sejadigital.com.br ou ligue gratuitamente para o telefone 147, indicando seu CPF ou NIS (Número de Indentificação Social), fornecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social em mãos.

Elmo Francfort

É diretor do Museu da TV, Rádio & Cinema. Já escreveu inúmeros livros sobre a história da televisão brasileira, sua área de especialidade.