Museu da TV, Rádio & Cinema

A morte do diretor do “Fantástico”

Morreu no Rio de Janeiro, no último dia 1º de julho, aos 85 anos de idade, o jornalista José Itamar de Freitas, diretor do programa “Fantástico” da TV Globo, por quase 20 anos.

José Itamar começou como jornalista na revista “Fatos & Fotos” da Bloch Editores, onde ganhou o Prêmio Esso de 1965.

Em 1973, já na Rede Globo de Televisão, ele começou a dirigir o programa “Fantástico” que sob a sua direção se transformou no “show da vida”, ou seja, um programa voltado mais para variedades e entretenimento,com números musicais e de humor.

Ele ficou no comando do programa por quase 20 anos e depois foi para a produção e direção do “Jornal Nacional”. Para José Itamar, “as reportagens e os temas abordados pelo Fantástico eram um meio termo entre o jornalismo do Globo Repórter e o que se via nos telejornais diários”.

José Itamar de Freitas estava internado no Hospital São Lucas, na Zona Sul do Rio, desde o dia 21 de maio e teve complicações devido à Covid-19.

museudatv

ABCD Nossa Casa