MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Morre Araken Saldanha, ator e dublador, aos 92 anos



O ator e dublador brasileiro Araken Saldanha morreu no último dia 9 de julho, aos 92 anos de idade, vitimado por um enfisema pulmonar.
Araken começou a carreira como ator na TV Tupi, aos 26 anos, na década de 1950, fazendo teleteatros  no “TV de Vanguarda”, e participou de algumas novelas como “O Mestiço” e “A Cor da Sua Pele”em 1965 e “Os Irmãos Corsos” em 1966. Foi um dos principais atores do seriado “Falcão Negro”, estrelado pelo saudoso José Parisi, e em 1971 fez parte do elenco da novela “O Preço de um Homem”..
Ele também fez muita locução e novelas de rádio nos anos 1950 e 1960. No cinema participou de quatro filmes do cômico Mazzaropi e de três produções de José Mojica Marins, o Zé do Caixão.
Mas o seu maior destaque talvez tenha acontecido em trabalhos de dublagem a partir dos anos 1990,  quando dublou o Mestre Ancião da saga “Os Cavaleiros do Zodíaco”. Também foi a voz do Dr. Zoidberg de “Futurama”; de Hailah, o Imperador da Terra de “Shurato” e do Dragão de Seis Estrelas de “Dragon Ball GT”.
museudatv

museudatv

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação