Museu da TV, Rádio & Cinema

Mais de dez mil emissoras pelo Brasil



No dia 13 de fevereiro de 1946 foi ao ar pela primeira vez a rádio das Nações Unidas. Para comemorar esse feito o dia 13 de fevereiro passou a ser o Dia Mundial do Rádio, proclamado numa conferência geral em 2011, acolhendo uma proposta da Espanha.

Aqui no Brasil temos mais de 10 mil emissoras de rádio FM e AM, colocando no ar informação e entretenimento, de forma rápida e acessível à toda a população. Segundo dados da Secretaria de Radiodifusão do Ministério das Comunicações existem 3.9 mil emissoras FM, 1.2 mil estações AM e mais de 4.7 mil rádios comunitárias.

Quando a televisão chegou ao Brasil, em 1950, muito se falou que o rádio morreria. Mas isso não aconteceu. As emissoras foram se reinventando e hoje o rádio se entrelaçou com a tv, com a internet, com o celular.

A emissora mais antiga do Brasil em funcionamento é a Rádio MEC do Rio de Janeiro, que opera no dial AM, na frequência 800 kHz, e pertence a Empresa Brasil de Comunicação, do Governo Federal. Sua programação é basicamente voltada para a música brasileira. Ela entrou no ar no dia 20 de abril de 1923 por iniciativa dos pioneiros Edgard Roquette-Pinto e Henrique Charles Morize sob o nome Rádio Sociedade. Em 1936, a rádio foi doada ao Governo Federal. Ela está disponível também no satélite, na internet e no celular. Mais detalhes podem ser conferidos aqui: https://radios.ebc.com.br/mecamrio.

Historicamente registra-se que a Rádio Clube do Recife começou a operar em 1919, mas de forma irregular e com irradiações apenas de conteúdo educativo.

 

#diainternacionaldoradio #radiomec #museudatvradioecinema

 

 

Em 12-02-2022

 

Marcos Zago

Marcos Zago

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais