Museu da TV, Rádio & Cinema

Lima Duarte, há quase 70 anos no ar



Ator, diretor e um dos primeiros profissionais a aparecer na tela da TV Tupi, em 1950, no surgimento da televisão brasileira, Lima Duarte é um dos mais premiados atores da nossa telinha e do nosso cinema. Nossa homenagem para o grande ator que faz TV há 68 anos e cinema há quase 70 anos.

O  mineiro Ariclenes Venâncio Martins que se transformaria no final da década de 40 em apenas Lima Duarte, aos 88 anos de idade continua na ativa e brilhando no cinema e na televisão. Seu último filme foi “Malasartes e o Duelo com a Morte” no ano passado e o último trabalho na TV foi este ano na minissérie “Treze Dias Longe do Sol”.

Lima Duarte ficou 23 anos na TV Tupi, onde foi sonoplasta, diretor, produtor e ator e está no elenco da TV Globo como ator desde 1973 quando estreou fazendo o Zeca Diabo da novela “O Bem Amado”, em uma premiada dupla com Paulo Gracindo.

Vencedor de dois prêmios Roquette Pinto como melhor ator de televisão; sete troféus Imprensa; um prêmio Saci de cinema e cinco prêmios APCA, além de dois Kikitos como melhor ator de cinema, Lima Duarte é memória viva da nossa TV.

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Grupo Observatório
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
 

Siga-nos nas Redes Sociais