Há muitos e muitos anos …

Em 1958 surgiu no mundo dos quadrinhos “Os Smurfs” uma criação do belga Pierre Culliford, conhecido como Peyo. Eram personagens coadjuvantes que fizeram sucesso e logo viraram protagonistas. Sempre a procura de novidades, em 1981, a tv colocou a história na telinha, pelas mãos de Fred Silverman, da NBC. A Hanna-Barbera produziu um pacote de animações que criaram uma febre mundial com os homenzinhos azuis aparecendo em produtos de entretenimento e em comerciais da tv.

“Os Smurfs” são duendes azuis, com altura equivalente a três maçãs, que vivem no coração da floresta, na Vila Escondida, onde só entra quem for convidado. Eles moram em casinhas de cogumelo. São criaturas centenárias. O líder, “Papai Smurf” tem cerca de 550 anos. Eles viviam em paz até aparecer o feiticeiro Gargamel, com seu ajudante Espeto e o gato Cruel, para atrapalhar tudo. Mas o grupo conta com a sabedoria do “Papai Smurf”, para encarar todos os desafios.

No Brasil o desenho estreou no dia 25 de julho de 1982 às 12h00 na grade dominical Globo. Em 1984 foi para o “Balão Mágico” e depois para o “Xou da Xuxa”. Na tv fechada esteve no Cartoon e no Gloob. Foram produzidos 93 episódios de meia hora, exibidos em 9 temporadas. Os personagens também foram para a tela grande em 2 longas.

Como toda animação a escolha das vozes é fundamental para o sucesso de qualquer lançamento. Na versão brasileira original, da Herbert Richers, o elenco foi este:

Papai Smurf – Sílvio Navas
Gargamel – Orlando Dummond
Cruel – Mário Monjardim
Smorfete – Adalmária Mesquita
Gênio – Garcia Júnior
Joca – Júlio César
Ranzinza – Mário Monjardim
Vaidoso – Sílvio Navas
Robusto – Nelson Batista / Luiz Feier Motta
Desastrado – Mário Jorge
Fominha – Nelson Batista
Preguiça – Júlio Chaves
Harmonia – Mário Monjardim
Prático – Júlio Chaves
Cozinheiro – Mário Monjardim
Poeta – Ionei Silva
Fazendeiro – Sílvio Navas
Pintor – Orlando Prado
Sassete – Viviane Farias
Falador – André Luiz “Chapéu”
Chlorhydris – Mara Di Carlo
Scruple – Olney Cazarré
Mãe Natureza – Sônia Ferreira

Aqui tem um vídeo para os fãs: https://www.youtube.com/watch?v=lxqEZtUWonk

#ossmurfs #papaismurf #dublagem #herbertrichers #museudatv #museudatvradioecinema.

M.A.Z./ 10-09-2021

Marcos Zago