Museu da TV, Rádio & Cinema

Há 21 anos estreava o primeiro reality show nacional



Foi exatamente há vinte anos, em julho de 2000, que aconteceu a estreia do primeiro reality show nacional na nossa telinha. E o programa era “No Limite”, no final das noites de domingo da TV Globo.

Apresentado por Zeca Camargo, a atração criou muita polêmica ao levar os participantes a situações extremas, como sobrevivência na natureza e dieta com comidas absurdas.

E o público curtiu a nova atração da TV Globo e a audiência foi aumentando a cada episódio. Começavam assim as polêmicas que passariam a dominar o gênero reality show na televisão brasileira a partir de “No Limite”.

O programa foi ao ar pela primeira vez em 23 de julho de 2000, com formato bem parecido com o americano “Survivor” (que havia estreado na TV americana dois meses antes).  Mas a TV Globo se defendeu alegando que “No Limite” era um produto nacional. No programa, os participantes eram divididos em tribos e precisavam batalhar por suas sobrevivências em locais inóspitos e passar por provas físicas extenuantes.

Há 20 anos se instalava o modismo de todas as emissoras comerciais investirem em reality shows no horário nobre para garantirem audiência e um bom retorno comercial. Uma opção que parece não ter mais volta.

museudatv

museudatv

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Grupo Observatório
Gugu Vive
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais