Grandes diretores de cinema no Globo Shell em 1971

A TV Globo, em setembro de 1971, em parceria com a multinacional Shell, lançou um programa semanal que consistia em uma série de 20 documentários especiais. Nascia assim, o “Globo Shell”, um precursor do “Globo Repórter” que até hoje está na grade da emissora.

Exibido inicialmente às quintas-feiras, no horário das 22h30, esses documentários buscavam abordar a realidade brasileira, dentro das possibilidades que o regime militar permitia, naquele período conturbado do início dos anos 70.

Foi no cinema nacional que a Globo foi buscar os principais diretores e roteiristas para esses documentários. Os três primeiros foram dirigidos pelo cineasta Paulo Gil Soares. O primeiro foi sobre Arte Popular e o segundo sobre o Natal na visão dos brasileiros.

Pouco tempo depois, foi a vez do cineasta Domingos de Oliveira se integrar à equipe do programa e produzir documentários sobre “Os Fabulosos Anos 60”. No início de 1972, a atração passou para a noite dos domingos, também as 22h30, e alguns documentários passaram a ser rodados e produzidos fora do Brasil, em uma experiência até então inédita na nossa televisão. Para reforçar a equipe foram incorporados outros nomes expressivos do cinema como Antonio Calmon, Geraldo Sarno, Gustavo Dahl e Wálter Lima Junior.

O programa mudaria de dia de exibição em agosto de 1972, quando passou para as quartas-feiras, ainda no horário das 22h30, mudando novamente em janeiro de 1973, para 23h às terças-feiras. O último documentário do “Globo Shell Especial”, foi ao ar em 27 de março de 1973, e tinha como tema “O Velho Chico, o Santo Rio”, sobre a importância do Rio São Francisco para o Norte e Nordeste do País. Com direção de Carlos Augusto de Oliveira, irmão de Boni, e  coordenação de Paulo Gil Soares, já era colorido.

Rodolfo Bonventti