Globo e Record faturam alto com vendas de novelas ao exterior

As novelas brasileiras continuam a fazer sucesso no Exterior e a TV Globo, principalmente,  tem vendido vendido suas produções para os quatro cantos do mundo via a poderosa Telemundo, que é sua parceira em diversas produções.

Mas a Record TV também tem se saído bem nessa área, vendendo suas adaptações bíblicas principalmente para emissoras americanas. Nos Estados Unidos, as novelas “Os Dez Mandamentos”, “O Rico e o Lázaro” e “Jesus” foram responsáveis por altos índices de audiência.

A TV Globo, por sua vez, tem negociado com muito sucesso algumas novelas que no Brasil levantaram muita audiência, como por exemplo, “O Clone”; “Caminho das Índias” ; “O Rebu”; “Império” e “Avenida Brasil”.

O maior fenômeno de vendas ainda é a novela “Avenida Brasil”, que desbancou “A Escrava Isaura”, que por muito anos foi líder absoluta em exibições pelo mundo. Hoje, países como Colômbia, Chile, Paraguai e Cuba estão sempre com uma novela brasileira no ar.

Até mesmo antigos sucessos como “Dona Beija” e “Xica da Silva”, produções da extinta Rede Manchete e depois compradas pelo SBT, estão no momento sendo exibidas no Paraguai e em Cuba.

As últimas novelas de Walcyr Carrasco, como “O Outro Lado do Paraíso” ou a minissérie “Verdades Secretas” também estão sendo transmitidas atualmente em vários países e com grande sucesso. E até mesmo as infantis do SBT, que são adaptações de originais mexicanos vão ganhando espaço principalmente nos países de língua portuguesa como Angola e Moçambique.