Gessy Fonseca, a maior dubladora de seu tempo e grande pioneira da TV

Por Fábio Siqueira

Gessy Fonseca nasceu na cidade de São Paulo, em 13 de março de 1924. Ainda jovem, já tinha a arte e a cultura como seu encantamento. Com a sua irmã mais nova, Daisy Fonseca, começou a participar do legendário auditório da Radio Record (PRB-9) assistindo o rádioteatro do mestre Manoel Durães , o mais importante do rádio paulistano do inicio dos anos 1940.

Pouco tempo depois, estreando juntamente com o jovem ator Dionísio Azevedo, era contratada pela Radio Record, nos idos de 1941, pelo diretor artístico Octavio Gabus Mendes. Ainda nessa década, Gessy Fonseca é pioneira como interprete da obra de Monteiro Lobato, na Radio Cruzeiro do Sul (PRB-6) de sua querida Paulicéia:  a sua notável criação da personagem Dona Benta nas ondas do dial recebeu elogios sinceros do criador Monteiro Lobato.

Em 1950, já trabalhando na Radio Bandeirantes (PRH-9), é a primeira atriz de Radio a receber o Premio Roquette Pinto, um troféu tão tradicional na História do Radio e da TV brasileiros.

Com a voz agradável, firme e marcante, Gessy também é pioneira na Companhia Cinematográfica Vera Cruz, dublando a estrela Eliane Lage, no inaugural filme “Caiçara” com direção de Adolfo Celi.  Durante a sua trajetória na sétima arte, Gessy ainda trabalhou no clássico do cineasta Alberto Cavalcanti, “Simão, o Caolho”, baseado na obra literária de Galeão Coutinho, já na Companhia Cinematográfica Maristela, no ano de 1952.

Ainda na década de 1950, Gessy trabalhou com grande destaque na Radio Nacional do Rio de Janeiro e mais uma vez foi pioneira, já na TV Record, ao ser a primeira Dona Lola em “Éramos Seis”, livro de grande sucesso de Maria Jose Dupré que foi adaptado para a TV por Ciro Bassini, que também dirigiu essa novela que ainda não era diaria, mas teve grande repercussão de critica e de publico em 1958.

Ela registrou trabalhos memoráveis também na Radio Tupi de São Paulo, na Radio Kosmos e na Radio Piratininga.

Também trabalhou na primeira década da TV Tupi, canal 3  de São Paulo, atuando no  “Grande Teatro Tupi”, ao lado de legendas como Walmor Chagas, Vera Nunes, Jaime Barcellos e Carmem Silva, sob a direção artística de Cassiano Gabus Mendes, o filho de seu padrinho artístico, Octavio Gabus Mendes.

Gessy Fonseca ajuda a fundar o Sindicato dos Radialistas de São Paulo em 1962, participando do Conselho Deliberativo desta importante entidade de representação paulista.  Nessa década, Gessy também foi uma das estrelas do principio da TV Excelsior, canal 9 de São Paulo.

Na década de 1970, Gessy volta ao Rio de Janeiro, convidada pela Central Globo de Novelas, para trabalhar na produção “Fogo Sobre Terra”, onde reencontra seus colegas Janete Clair (a novelista) e Walter Avancini (o diretor) e interpreta Celeste, em comovente atuação ao lado de amigos de longa data como Neuza Amaral, Isaac Bardavid e Jaime Barcelos. Ainda nos anos 1970, Gessy é contratada pela TV Bandeirantes, trabalhando na novela “O Todo Poderoso” de Clovis Levy e de Jose  Saffiotti Filho com direção de Henrique Martins.

Nos anos 1980, nasce o SBT, e Gessy trabalha na telenovela “Meus Filhos, Minha Vida”, escrita por Henrique Lobo, Ismael Fernandes e Crayton Sarzy, com direção de Antonino Seabra.

Durante todo esse tempo, Gessy continuou trabalhando como dubladora, atividade em que foi pioneira no Brasil, atuando em  empresas como Álamo, Cinesom e AIC, tendo sido considerada a decana da arte de dublar neste pais.

Em 2001, por intermédio do então Secretario de Estado da Cultura, Marcos Mendonça, juntamente com a presidente do Museu da TV, atriz Vida Alves (amiga de Gessy desde a década de 1950), ela foi  homenageada com uma placa no saguão do Teatro São Pedro, localizado no Bairro paulistano da Barra Funda, em reconhecimento a sua grande contribuição a Cultura do Brasil.

Gessy Fonseca, incrível artista e associada pioneira do Museu da Televisão, faleceu na cidade de São Paulo em 11 de novembro de 2018, aos 94 anos, enlutando nossa Cultura. Viva a pioneira Gessy Fonseca, a grande Dama da Voz do Brasil.