MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

A festa do Prêmio Roquette Pinto



O Prêmio Roquette Pinto nasceu em 1951 para valorizar os melhores profissionais do rádio brasileiro, e foi criado pelo apresentador e produtor de TV Blota Junior (1920-1999).

A primeira entrega do prêmio aos profissionais de televisão aconteceu em 16 de dezembro de 1952 e a última edição do mesmo aconteceu em 1980. Na apresentação estavam o casal Blota Junior e Sonia Ribeiro (1930-1987) que comandavam a noite de festa com muita elegância e competência.

Entre os primeiros premiados estavam Dionísio Azevedo, Cassiano Gabus Mendes, Lima Duarte, Lia de Aguiar e Wálter Stuart, todos pertencentes ao elenco da TV Tupi.

A partir do inicio dos anos 1960, a premiação passou a ser transmitida ao vivo pela TV Record e se transformou em um show de várias horas com os melhores artistas da época e que pertenciam ao grandioso cast da emissora paulista.

O investimento da TV Record para cada entrega do Prêmio Roquette Pinto, que era dominado pelos artistas da emissora nas mais variadas categorias, chegou a ser de 100 milhões de cruzeiros novos, que era uma verdadeira fortuna na época.

A TV Record transformou a entrega do prêmio em uma grandiosa festa e em uma disputa acirrada entre as várias equipes de produção da emissora, já que cada uma se ocupava de um parte do programa.

 

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação