O Prêmio Roquette Pinto nasceu em 1951 para valorizar os melhores profissionais do rádio brasileiro, e foi criado pelo apresentador e produtor de TV Blota Junior (1920-1999).
A primeira entrega do prêmio aos profissionais de televisão aconteceu em 16 de dezembro de 1952 e a última edição do mesmo aconteceu em 1980. Na apresentação estavam o casal Blota Junior e Sonia Ribeiro (1930-1987) que comandavam a noite de festa com muita elegância e competência.
Entre os primeiros premiados estavam Dionísio Azevedo, Cassiano Gabus Mendes, Lima Duarte, Lia de Aguiar e Wálter Stuart, todos pertencentes ao elenco da TV Tupi.
A partir do inicio dos anos 1960, a premiação passou a ser transmitida ao vivo pela TV Record e se transformou em um show de várias horas com os melhores artistas da época e que pertenciam ao grandioso cast da emissora paulista.
O investimento da TV Record para cada entrega do Prêmio Roquette Pinto, que era dominado pelos artistas da emissora nas mais variadas categorias, chegou a ser de 100 milhões de cruzeiros novos, que era uma verdadeira fortuna na época.
A TV Record transformou a entrega do prêmio em uma grandiosa festa e em uma disputa acirrada entre as várias equipes de produção da emissora, já que cada uma se ocupava de um parte do programa.