MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão

Fantástico, o Show da Vida surgiu em 1973



Foi em agosto de 1973 que a TV Globo lançou um dos programas de maior sucesso em toda a história da emissora, a revista eletrônica “Fantástico, O Show da Vida”, uma idéia de José Bonifácio de Oliveira, o Boni, transformada em programa semanal por uma equipe que era composta ainda por Armando Nogueira, Augusto César Vanucci, Borjalo e Manoel Carlos.

O programa trazia os fatos, as fotos e as curiosidades da semana no Brasil e no mundo, com a participação de correspondentes no exterior, além de números musicais, placar esportivo e pequenas cenas de humor. A repercussão foi rápida e a nova revista eletrônica garantiu à TV Globo uma audiência alta e cativa. Assistir ao “Fantástico” se tornou um hábito nos lares brasileiros.

Como apresentadores ou locutores fixos, no início, o programa teve Cid Moreira, Sérgio Chapelin e Berto Filho, com Léo Batista apresentando as notícias esportivas e o comediante Chico Anysio comandando as esquetes de humor.

Os números musicais, muito bem produzidos por Augusto César Vanucci, Guto Graça Mello e Ronaldo Bôscoli foram sempre uma marca do programa, e a abertura e as vinhetas uma atração à parte, trazendo elementos gráficos e soluções até então não vistas na televisão brasileira.

A abertura do programa lançou e consagrou alguns artistas como Jorge Lafond, Isadora Ribeiro e Heloisa Millet, que depois fariam também novelas e programas de humor na emissora.

Ele começou em preto e branco, mas ganhou cores em abril de 1974, o que provocou um investimento ainda maior em cenários, figurinos e na própria iluminação. O sucesso do formato do programa fez com que ele fosse copiado em outros países como a Itália, Portugal e Espanha. Prestes a completar 50 anos no ar, o “Fantástico” continua sendo uma das maiores audiências da TV Globo.

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação