Museu da TV, Rádio & Cinema

Eloisa Mafalda começou nas Emissoras Associadas



A grande atriz Eloisa Mafalda nos deixou, aos 93 anos de idade, mas sua herança  é grandiosa para a televisão brasileira: papéis marcantes em mais de 45 novelas e minisséries, entre eles a dona Zulmira de “Bandeira Dois”; a Dona Nenê de “A Grande Família” nos anos 70; a Maria Machadão de “Gabriela”; a dona Consolação de “O Astro”; a Dona Pombinha de “Roque Santeiro” ou a Gioconda Pontes de “Pedra Sobre Pedra”.

A paulista de Jundiaí começou a carreira como auxiliar de escritório nas Emissoras Associadas. Era irmã do radialista Oliveira Neto que ao ir para a Rádio Tupi/Tamoio no Rio de Janeiro, levou-a para fazer um teste de rádio-teatro. Ela foi aprovada e passou a trabalhar em rádionovelas na Rádio Nacional, indo logo depois para TV Paulista.

Eloisa Mafalda também atuou no cinema e no teatro, mas sua paixão eram os personagens das novelas e focou sua atuação muito mais na televisão.  Foi nela que estreou em 1965 na novela “O Ébrio” na TV Globo e seu último trabalho foi na novela “O Beijo do Vampiro” em 2002.

Ela morava na cidade de Petrópolis com a filha e há anos sofria com a perda da memória e com as sequelas de uma fratura no fêmur.

 

Rodolfo Bonventti

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais