Programa de utilidade pública revelou a apresentadora Dercy Gonçalves

Dercy Gonçalves (1905-2008), teve uma carreira de 80 anos entre Circo, Rádio, Teatro, TV e Cinema. Ficou nacionalmente conhecida como atriz e comediante, mas se revelou uma boa apresentadora de TV em 1966, quando estreou primeiro o programa “Dercy Espetacular“, na TV Globo, e depois o “Dercy de Verdade” em 1967, um programa de variedades e de utilidade pública que se transformou em um dos primeiros sucessos de audiência da emissora.

Nessa época, ela já tinha mais de 30 anos de carreira e na TV havia se destacado no programa humorístico “Viva o Vovô Deville”, exibido na TV Excelsior. Dercy se transformou nessa época em um dos maiores salários da TV Excelsior e na primeira dama do humor da emissora. Ali fez com sucesso também o programa “Dercy Beacoup”, dirigida pelo experiente Carlos Manga.

Da Excelsior ela foi para TV Rio, em 1964, a convite de Wálter Clark, onde participou do sucesso de “Noites Cariocas” e de lá, levada por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, estreou em 1966 na TV Globo.

O programa “Dercy de Verdade”, chegou a alcançar mais de 70% de audiência e tinha um grande apelo popular já que Dercy deixava de lado o humor escrachado e os palavrões para ajudar os mais necessitados pedindo donativos e encampando campanhas em prol dos idosos e dos dependentes de cadeiras de rodas, bengalas e até mesmo de moradia.

O sucesso do programa foi tão grande que Dercy deixou o cinema e o teatro para se dedicar só à TV. O “Dercy de Verdade” ficou no ar de 1967 a 1970, na TV Globo, quando a censura passou a persegui-la e só sossegou quando a tirou da televisão. A partir daí ela retornou aos palcos e ao cinema e, por muito tempo, só faria televisão como convidada de júris de programas de auditório ou então para esporádicas entrevistas.

Rodolfo Bonventti