Foi o apresentador e produtor Jota Silvestre (1922-2000) que lançou na televisão, em 1967, o programa “Esta é a sua vida”, pela TV Tupi de São Paulo, nas segundas-feiras à noite, no horário das 20h30.
O programa, que ficava entre as duas novelas principais da emissora, “Estrelas no Chão” e “Os Rebeldes”, na época em que foi lançado, logo caiu nas graças do grande público já que ele tinha uma proposta muito simples e de forte apelo emocional: focalizar os mais importantes momentos da vida de uma personalidade do meio artístico ou político.
O grande apelo do programa é que o famoso que tinha sua vida exposta era pego de surpresa com a homenagem feita por familiares e amigos, o que sempre resultava em muita emoção e algumas lágrimas.
Muito bem comandado por Jota Silvestre, que sempre foi um apresentador que dominava totalmente o palco, o programa “Esta é a sua vida” funcionava muito bem porque tinha uma boa dose de dramaticidade, em um horário em que as novelas já dominavam o espaço, no dia a dia dos telespectadores.
O programa ficou um bom tempo no ar, passou por várias outras emissoras, e acompanhou Jota Silvestre por todos os canais pelos quais ele passou, como um dos grandes marcos da sua carreira.
Embora tenha sido criado há mais de quarenta anos, o modelo do programa continua o mesmo e é, repetitivamente utilizado, por todos os mais jovens apresentadores, como um quadro dos seus programas ditos “populares”.