Museu da TV, Rádio & Cinema

Contar a vida dos famosos na TV já era moda na década de 1960



Foi o apresentador e produtor Jota Silvestre (1922-2000) que lançou na televisão, em 1967, o programa “Esta é a sua vida”, pela TV Tupi de São Paulo, nas segundas-feiras à noite, no horário das 20h30.

O programa, que ficava entre as duas novelas principais da emissora, “Estrelas no Chão” e “Os Rebeldes”, na época em que foi lançado, logo caiu nas graças do grande público já que ele tinha uma proposta muito simples e de forte apelo emocional: focalizar os mais importantes momentos da vida de uma personalidade do meio artístico ou político.

O grande apelo do programa é que o famoso que tinha sua vida exposta era pego de surpresa com a homenagem feita por familiares e amigos, o que sempre resultava em muita emoção e algumas lágrimas.

Muito bem comandado por Jota Silvestre, que sempre foi um apresentador que dominava totalmente o palco, o programa “Esta é a sua vida” funcionava muito bem porque tinha uma boa dose de dramaticidade, em um horário em que as novelas já dominavam o espaço, no dia a dia dos telespectadores.

O programa ficou um bom tempo no ar, passou por várias outras emissoras, e acompanhou Jota Silvestre por todos os canais pelos quais ele passou, como um dos grandes marcos da sua carreira.

Embora tenha sido criado há mais de quarenta anos, o modelo do programa continua o mesmo e é, repetitivamente utilizado, por todos os mais jovens apresentadores, como um quadro dos seus programas ditos “populares”.

Rodolfo Bonventti

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Grupo Observatório
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
 

Siga-nos nas Redes Sociais