Museu da TV, Rádio & Cinema

Como Bete Mendes estreou de verdade na tv



Bete Mendes tem sua história singular contada no livro “Bete Mendes, O Cão e a Rosa” escrito por Rogério Menezes.

E o livro  conta que o primeiro contato da atriz com a tela foi num seriado de aventuras. Diz ela no livro: ….alguém que me conhecia e que conhecia alguém na TV Tupi me convidou para participar de um seriado de aventuras , o “Águias de Fogo”. Ela não achou graça nenhuma no personagem, mas o cachê ajudou. O seriado era uma espécie de versão aérea do “Vigilante Rodoviário”, da mesma produtora Procitel. Contava as aventuras de um esquadrão de aviadores. Mas não fez o sucesso esperado. Foi programado no mesmo horário da novela “Redenção”, da Excelsior, que na época foi um estouro. Bete participou do episódio “Operação Tatú” exibido no dia 16 de junho de 1967.

A sorte de Bete, na tv, mudou no ano seguinte. Diz o livro: … Não tive padrinho na carreira artística, tive madrinha: Irene Ravache. Foi ela que me indicou para a TV Tupi. A peça “A Cozinha” ia se apresentar no Rio de Janeiro, mas não pude ir, por causa do vestibular de Sociologia que faria na Universidade de São Paulo. Pedi para ser substituída, e conversei com a Irene Ravache, que também atuava no espetáculo, sobre a minha situação. Ela então disse que me apresentaria ao Cassiano Gabus Mendes, diretor de programação da Tupi, que havia acabado de assistir à peça em que participávamos e que era um dos mentores da ideia de fazer a novela “Beto Rockfeller”, ao lado de Luiz Gustavo e Bráulio Pedroso. Fui apresentada ao Cassiano e, em pouco tempo, fui contratada pela TV Tupi…”

A novela “Beto Rockfeller” foi exibida de 4 de novembro de 1968 a 30 de novembro de 1969, em 335 capítulos que revolucionaram a teledramaturgia brasileira. A “Renata”, a menina rica de família falida, vivida por Bete Mendes faz parte da galeria de personagens inesquecíveis da nossa tv.

Aqui tem o capítulo 73 de “Beto Rockfeller”

https://www.youtube.com/watch?v=ApE6ClCjBZg

Aqui tem a abertura da série “Águias de Fogo”

https://www.youtube.com/watch?v=NvRRMIjwdrg

Na foto acima, para quem não viveu essa época, estão Luís Gustavo e Bete, na novela “Beto Rockfeller”. E aqui está a capa do livro citado:

#BeteMendes #AguiasDeFogo #BetoRockfeller #MuseuDaTV

 

 

Em 09-04-2022

 

Marcos Zago

Marcos Zago

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação
 

Siga-nos nas Redes Sociais