Com a chegada das cores começa uma nova era na tv

Neste mês de março a televisão brasileira comemora uma das suas datas mais importantes. No dia 31 de março de 1972, um feriado da Sexta- Feira Santa era inaugurada oficialmente a TV em cores no Brasil. Houve um pronunciamento do Ministro das Comunicações Hygino Corsetti, colocando no ar o sistema de transmissão em cadeia nacional. Na sequência, também em cadeia nacional, foi exibido o filme “Paixão de Cristo”, um longa metragem produzido pelo Vaticano, com atores italianos famosos na época.

À noite, cada emissora colocou no ar sua atração colorida. Na TV Globo foi exibido o primeiro “Caso Especial” em cores, “Meu Primeiro Baile”, uma adaptação de Janete Clair para o famoso conto de Jacques Prevert, “Un Carnet de Bal”. Com Glória Menezes, Sérgio Cardoso, Marcos Paulo, Francisco Cuoco, Paulo José e muitos outros. A TV Tupi exibiu um longa metragem, famoso e inédito na tv, “A Volta ao Mundo Em Oitenta Dias”, com David Niven, Cantinflas  e Shirley MacLaine. A TV Rio também exibiu um filme, “Viva Maria”, uma comédia com Brigitte Bardot e Jeanne Moreau.

A partir dessa data morria para sempre um chavão dos apresentadores: …. pena que a televisão não seja a cores… !

M.A.Z. / 01-03-17