Chico Anisio ganha, em 1970, um programa mensal com externas

No final de março de 1970, a TV Globo lançava o programa mensal “Chico Anisio Especial”, que era exibido, no horário nobre, sempre na última quinta-feira de cada mês. A idéia de Chico e do diretor Daniel Filho foi de fazer um programa de humor em um ritmo acelerado, até então nada comum na televisão brasileira.

Além do ritmo diferente, o programa também inovava ao ser realizado sempre em externas, com Chico Anísio gravando em cenários como uma praia, um campo de futebol, uma rua, um táxi ou uma estação rodoviária.

Com cenas hilárias que podiam incluir o estádio do Maracanã ou a Central do Brasil, Chico Anísio impôs um ritmo próprio e foi também o início de uma galera de personagens que fariam história no humor nacional.

A direção de Daniel Filho deu total liberdade para o humorista, que com um programa que tinha de 45 a 50 minutos de duração, conquistou altos índices para a emissora, se tornando uma referencia no humor naquele início da década de 1970.

O programa ficou no ar por mais de um ano nesse mesmo horário e dia da semana, até ser transferido para as sextas-feiras, ocupando o espaço que a Globo chamava de “Sexta-Feira Nobre” e saiu do ar em dezembro de 1971, quando Chico entrou de férias para pensar em um novo formato de programa semanal.

Nesse primeiro momento de sua vitoriosa carreira no humor nacional e na TV Globo, Chico Anísio tocava sete instrumentos e também era responsável pela criação dos personagens e pela redação de todas as esquetes e piadas do programa.