Nascido na cidade de São Paulo, em 6 de maio de 1945, o jornalista e ex-executivo da Gessy Lever, Yves Dumont é pseudônimo de Durval Monteiro, quando escreve novelas brasileiras para a televisão. O pseudônimo lhe veio por sua admiração pelo ator Yves Montand. O sobrenome Dumont é a soma das duas primeiras sílabas de seu próprio nome Durval(Du) e Monteiro(Mont).
Yves Dumont adaptou a novela:”Maria Esperança”, para o SBT. Foi também ele o responsável pelos textos de:”Câmera Café”. Dumont também fez trabalhos para a Record e Globo. e mais emissoras. Em 2008, supervisionou anovela:”Revelação”, escrita por Iris Abravanel, esposa de Silvio Santos. Ele também adaptou para o espanhol, a novela de Gilberto Braga,”Vale Tudo”, para o mercado hispânico da Rede Globo de Televisão.
Foi supervisor, para a Rede Record, da novela:”Tiro e Queda”. Foi o autor de:”Louca Paixão”, novela da Record. Foi autor da minissérie:”A História de Ester” também para a Record.Escreveu para a mesma emissora:”Estrela de Fogo”. E a minissérie:”O Desafio de Elias”, ainda para a Record.
Atualizado em 06-05-2017 / M.A.Z.