Museu da TV, Rádio & Cinema


WILSON GREY


O nome de registro de Wilson Grey é Wilson Chaves. Ele nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 10 de dezembro de 1923. E faleceu a 3 de outubro de 1993. Atuou principalmente em cinema, tendo participado de mais de 200 filmes, um recorde. Mas fez ainda um pouco de televisão e de teatro. Pelo fato de seus mais de 200 filmes, queria aparecer no Guiness Book, como o ator de mais participações em cinema em todo o mundo. Mas a revista dos recordes, deu a premiação a um ator indiano.

Wilson Grey entrou para a vida artística em 1942, quando fez parte do ” Teatro do Estudante”, de Paschoal Carlos Magno. Teve antes vários trabalhos diferentes, sendo alguns até á margem da lei. Mas quando entrou para o teatro, fazia ainda trabalhos administrativos para a companhia, às tardes,para ganhar um pouco mais, pois seus papeis artísticos eram pequenos, às vezes, até sem falas, quando por exemplo entrou na montagem da peça: ” Hamlet”, e fazia um soldado, que não falava nada.

Sua vida artística no cinema, porém, foi imensa, Era um tempo em que as companhias faziam um filme praticamente a cada dois ou três meses e Wilson Grey, em vários anos, fez até dez a doze filmes. Ele participou de quase todos os filmes produzidos pela Companhia Atlântica, na época das chanchadas. Seu tipo físico franzino, seu jeito de andar, sua” malemolência”, davam-lhe facilidade para representar o malandro carioca, figura que sempre aparecia em todos os enredos daquelas produções.

Seu início cinematográfico foi em 1948, quando atuou em : ” Hospede Por Uma Noite”. A seguir, em 1952, atuou em dois filmes: ” Amei Um Bicheiro” e ” Carnaval Atlântica”. Em 53, fez: ” A Dupla do Barulho” e ” E O Petróleo é Nosso” Em 54 fez:”Balança Mas Não Cai” e mais três filmes. Em 55, esteve em cinco filmes, sendo um deles: ” Chico Viola Não Morreu”. Nos anos seguintes fez ao menos dois filmes por ano. Em 1958, fez sete filmes, sendo os mais importantes: ” O Camelô Da Rua Larga” e ” Cala a Boca Etelvina”. Em 1959 e 1960, fez cinco filmes a cada ano. Em 60, o mais importante foi: ” Um Candango na Belacap”. Em 61, salientou-se em: ” Esse Rio Que Eu Amo”. Em 62, fez quatro filmes, sendo os principais: ” Assalto ao Trem Pagador” , ” Boca de Ouro”, e ” Quero Essa Mulher Assim Mesmo”. Em 64: ” Crime no Sacopã” e ” Terra dos Amores”. Em 65 e 66, mais cinco filmes por ano, sendo que em 66, o mais falado foi: ” Mineirinho, Vivo ou Morto”. Em 67: ” Perpétuo, Contra o Esquadrão da Morte”. Em 68, fez três filmes. Em 69, mais dois. Em 1970, fez oito filmes, sendo que o que mais se salientou foi: ” Salário Mínimo”. Em 71, entre os sete filmes que fez, citemos: ” O Capitão Bandeira Contra o Doutor Moura Brasil”. Em 72, entre os seis , citemos: ” Ali Babá e os Quarenta Ladrôes”. Em 73, entre os seis: ” Vai Trabalhar, Vagabundo”. Em 74, citemos: ” A Estrela Sobe”. Em 75, chegou ao máximo de atuar em doze filmes. Citemos: ” Assim Era a Atlântica”. Continuou sempre fazendo muitos filmes por ano.Em 77, fez treze filmes, onde se salientou em: “Se Segura, Malandro”. Em 78, fez seis filmes, entre eles: ” Anchieta, José do Brasil”. Em 79 , 80 e 81 também atuou em mais de seis filmes por ano. Em 1982, Wilson Grey fez seu primeiro papel principal. Foi no filme: ” O Segredo da Múmia”, com o qual ganhou o prêmio de ” Melhor Ator”, no Festival de Brasília. E em 82, atuou ainda no importante filme: ” Rio Babilônia”.Continuou com o mesmo passo de atuações em cinema, nos anos seguintes. Em 83, esteve no filme: ” Bar Esperança”, Em 84, entre os filmes, em que atuou, salientaram-se: ” Memórias do Cárcere” e ” O Beijo da Mulher Aranha”. Em 85, citemos: “Ópera do Malandro” e ” Brás Cubas”. Em 86: ” Baixo Gávea” . Em 87, ano que esteve em quatro filmes, salientemos: ” Os Fantasmas Trapalhões”. Em 88, citemos: ” Banana Split” e ” O Escorpião Escarlate”. Em 89: ” Minas- Texas”. Em 1991: ” Vai Trabalhar, Vagabundo”. Em 92: ” A Maldição de Sanpaku”, Em 93: ” A TV Que Virou Cinema”, Em 96: ” O Lado Certo da Vida Errada”.

OBSERVAÇÃO: Nos últimos tempos, eram feitos menos filmes por ano. O rítmo das filmagens diminuiu.

Em televisão, Wilson Grey esteve na TV Globo, na minissérie: ” A.E.I.O…Urca”. Fez ainda a novela: ” Guerra dos Sexos”.

O ator estava atuando até os dias próximos a sua morte, que se deu na cidade do Rio de Janeiro, em 3 de outubro de 1993. Ele estava com 69 anos. O filme: “O Lado Certo da Vida Errada” foi lançado após sua morte.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Grupo Observatório
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
Toda Tela
Universidade Anhembi Morumbi
 

Siga-nos nas Redes Sociais