MBRTV - Museu Brasileiro de Rádio e Televisão


WANDA MARCHETTI


Esther Marchetti da Silva nasceu em São Carlos, no interior de São Paulo, em 14 de março de 1902.

De uma família tradicional, aos quinze anos de idade foge com o ator Silva Filho, casando-se em seguida com ele. Começou a carreira com o marido, mambembeando com ele por todo o Brasil. 

Adotou o nome artístico de Wanda Marchetti. Viúva, na década de 1930, entrou para a Companhia Dulcina/Odilon, a convite de Oduvaldo Vianna, e fez sucesso com várias peças montadas pela companhia. Depois ela trabalhou na companhia de Procópio Ferreira e fez circo ao lado de Piolim.

Vanda Marchetti estreou no cinema em 1937 no filme “O Bobo do Rei”. A partir daí participou de “Onde Estás Felicidade?” (1939) e três filmes ao lado de Mazzaropi: “No Paraiso das Solteironas” (1969); “Uma Pistola Para D’Jeca” (1970) e “O Grande Xerife” (1972).

Ainda no cinema ela fez “Os Amores de um Cafona”; “Paixão de um Homem”; “O Jeca e o Bode”; “Anjo Loiro”; “A Virgem e o Machão”; “Quando Elas Querem e Eles Não”; “O Leito da Mulher Amada”; “Lucíola, o Anjo Pecador”; “Elas São do Baralho” e “Pelé e os Trombadinhas”.

Na Televisão, Vanda Marchetti participou das novelas “É Proibido Amar”; “Onde Nasce a Ilusão”; “A Menina das Flores”; “A Ilha dos Sonhos Perdidos”; “Ontem, Hoje e Sempre”; “O Caminho das Estrelas” e “O Sheik de Agadir”, todas elas na década de 1960.

Wanda Marchetti teve quatro filhos, entre eles o tambem ator Jaime Silva. Ela faleceu em São Paulo, em junho de 1985.

 
Apoio
ABCD Nossa Casa
ABCcom
ABERT
ABTU
ACESP
Apodec
Centro Universitário Belas Artes
BRAVI
Coleção Marcelo Del Cima
Comunique-se
Fórum SBTVD
Grupo Observatório
Gugu Vive
IBEPEC
Kantar Ibope Media
O Fuxico
Radioficina
RITU
SET
Sindicato dos Radialistas de São Paulo
TUB
TudoRádio
Universidade Anhembi Morumbi
APJ
UBI
Vela – Escola de Comunicação